imagem do site: www.gentedeopiniao.com
Para evitar surpresas desagradáveis ao voltar de viagem, como por exemplo, encontrar a casa toda revirada e a falta de vários objetos, é preciso cautela.
Para evitar surpresas desagradáveis ao voltar de viagem, como por exemplo, encontrar a casa toda revirada e a falta de vários objetos, é preciso cautela.
Quanto maior a dificuldade e os obstáculos, mais fácil fica para o bandido desistir do furto ou do roubo.
Uma das principais armas contra a bandidagem continua sendo a união da vizinhança. Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo.
Uma prova de que os vizinhos podem ajudar no combate aos furtos e roubos contra as residências pode ser verificado no projeto “Vizinhança em Alerta”, que já funciona na cidade de Rio Claro. A vizinhança troca entre si os números dos telefones residenciais para o caso de qualquer eventualidade. Da mesma forma que os bandidos antes de agir estudam os hábitos de suas vítimas, os vizinhos podem se unir.
A idéia é que cada vizinho cuide da casa do lado, sabendo, por exemplo, quando possível os horários de saída e chegada dessas famílias. Assim o morador do lado pode ficar atento quanto ao horário de saída e chegada dos vizinhos e se notar alguma irregularidade basta chamar a Polícia Militar.
DICAS
* Não comente com estranhos que vai viajar, muito menos quanto tempo vai permanecer fora;
* Comunique o período de sua ausência a algum vizinho, amigo ou parente de confiança e peça para ele ficar de olho. Além disso, ligue de vez em quando para saber se está tudo bem;
* Nas ausências prolongadas, como em viagens internacionais, peça que alguém de confiança visite sua casa regularmente, abrindo as janelas, entrando com o carro na garagem etc, para mostrar movimento;
* Não deixe luzes acesas, pois, ao contrário do que se pensa, elas demonstram que a casa está vazia quando ligadas durante o dia;
* No caso das residências que possuem jardim, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono;
* Evite cadeados externos no portão, pois eles denunciam a saída dos moradores;
* Suspenda a entrega de jornais e revistas e peça para alguém de confiança recolher a correspondência;
* Não deixe jóias, dinheiro ou algum outro item de muito valor em casa, mesmo que em cofres. Para isto existem os cofres bancários;
* Desligue a campainha, pois este é um ótimo recurso para descobrir se há alguém em casa; feche portas e janelas com trincos e trancas auxiliares; e o mais importante de tudo: só entregue as chaves do seu lar para pessoas de extrema confiança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá vizinho; escreva aqui o seu comentário.