terça-feira, 31 de março de 2009
É IMPORTANTE ORIENTAR OS JARDINEIROS...
O DESTINO FINAL DOS LIXOS DE JARDINS É UMA OBRIGAÇÃO DESSES PRESTADORES DE SERVIÇO, QUE NÃO DEVEM ATIRÁ-LOS EM FRENTE A CASA DOS OUTROS, OU AINDA QUE SEJA A PRÓPRIA CASA DE ONDE FOI RETIRADO.
O LIXO DE JARDIM, POR PRÁXIS CONTRATUAL, NÃO É RECOLHIDO PELA LIMPEZA URBANA. PODE PERMANECER SEMANAS ENFEIANDO A PAISAGEM, ATRAINDO INSETOS E PROPICIANDO A QUE OUTRAS PESSOAS ACUMULEM LIXO DOMÉSTICO.
COMISSÃO FISCALIZADORA DO LESSA
NOSSO RESIDENCIAL COMEÇA A GANHAR A SINALIZAÇÃO VIÁRIA
segunda-feira, 30 de março de 2009
MAIS UM FURTO REGISTRADO NO RESIDENCIAL
PELOS INDÍCIOS DEIXADOS,OS MELIANTES SUBIRAM NA MURETA DA CASA VIZINHA PARA TRANSPOR O MURO DE SUA RESIDÊNCIA.
E-MAIL RECEBIDO DA VIZINHA CÁSSIA COMENTANDO SOBRE O MATAGAL NO RESIDENCIAL
Bom Dia Carlos!
Estou retornando de férias hoje e vendo seu e-mail. O Jefferson (meu marido) havia visto no blog e me alertado.
Nós não sabíamos qual era a residência, só sabíamos que era na nossa rua.
Pois é, isso só aumenta a nossa preocupação com aquele mato ao lado de casa, tenho insistentemente falado na Prefeitura desde o dia 17 de Fevereiro, pois em 16 de Janeiro estive lá e fiz uma solicitação formal para a limpeza do terreno.
Disseram-me que deveria aguardar 30 dias, que era o prazo que o proprietário teria para fazer a limpeza, decorrido esse prazo, a própria Prefeitura através do DSM faria a limpeza e cobraria do proprietário . Meu último contato na Prefeitura foi na 6ª. feira ( 27/03) no Departamento de Posturas, com o Sr. Marcelo . Disse à ele que estava vendo vários terrenos serem limpos no bairro, mas que o ao lado da minha casa continuava um matagal e que eu achava que a tela de proteção que cerca o terreno seria empecilho, o que muito me preocupava . Ele disse-me que essa semana que estamos iniciando, seria o prazo final para todos os proprietários do bairro que receberam as autuações concluírem as limpezas dos terrenos e que de fato a tela atrapalharia um pouco, mas que se fosse necessário eles colocariam o Departamento Jurídico no circuito para poder entrar e fazer a limpeza , sem risco de ainda serem acusados pelo proprietário de invasão de propriedade ...
Obs. : Tenho visto com bastante freqüência os vigilantes de moto passando por ali os quais gentilmente sempre param e aguardam a nossa entrada ou saída da garagem , queria deixar registrado e se puder elogie-os por isso .
Agradeço a sua preocupação e dicas.
Abraço
Cássia
SURGIU MAIS UM LIXÃO!!!!!!!
domingo, 29 de março de 2009
sábado, 28 de março de 2009
MENSAGEM DA DIRETORIA DA SAL
AMIGOS DO LESSA
SE DEUS DE FATO AJUDA A QUEM CEDO MADRUGA, A DIRETORIA DA SOCIEDADE AMIGOS DO LESSA VAI SER ATENDIDA PELO DIRETOR DO DEPTRAN. CHEGAMOS AO GABINETE DELE ÀS 8 HORAS DA MANHÃ DO DIA 27 DE MARÇO. ALI NOS ENCONTRAMOS COM O OUVIDOR PAULO RAMOS MELLO E, POUCO DEPOIS COM O LIDER DO GOVERNO NA CÂMARA, VEREADOR ALEXANDRE FARIA (PSB).
Ver. Alexandre Faria, José Carlos Cataldi - Presidente da SAL,
Luis Rosas Jr. - Diretor do Deptran, Paulo Ramos Mello - Ouvidor e
Carlos Alberto Durand - Vice-Presidenta da SAL
O DIRETOR LUIZ ROSA AFIRMOU QUE NOSSAS REIVINDICAÇÕES JÁ ERAM PROJETOS DA PREFEITURA. ALGUNS PARA ATENDIMENTO A CURTO PRAZO, COMO A SINALIZAÇÃO DO RESIDENCIAL, E, OUTROS A MEDIO E LONGO PRAZO, COMO O REESTUDO DA CIRCULAÇÃO NO BAIRRO, EM BUSCA DE MAIOR FLUIDEZ, VELOCIDADE COMPATÍVEL, SEGURANÇA E ATENÇÃO AOS MORADORES DO BAIRRO.
Dr. Vicente Lagioto Jr. - Delegado de Polícia Titular do 1º DP
O DIA FOI PROVEITOSO EM CONTATOS. PEDIMOS APOIO NA CRUZADA PELA SEGURANÇA AO DELEGADO E VIZINHO VICENTE LAGIOTO, ÀS FIRMAS DE SEGURANÇA QUE ATUAM NO BAIRRO, E, AO CAPITÃO CHAGAS, QUE COMANDA A NOSSA ATUANTE POLÍCIA MILITAR.
FOMOS RECEBIDOS COM ALMOÇO PELO EDITOR E REDATOR CHEFE DO JORNAL DA CIDADE, A QUEM RELATAMOS NOSSO PEDIDO DE SOCORRO EM NOME DE TODOS OS MORADORES, DEPOSITANDO NOSSA SOLIDARIEDADE AOS AMIGOS DO LESSA QUE TIVERAM SUAS CASAS INVADIDAS.
PRECISAMOS, NO ENTANTO, FAZER NOSSA PARTE NO EXERCÍCIO CIDADÃO DE VIGIAR NOSSOS LARES.
A CIDADE ESTÁ CHEIA DE "COELHINHOS" QUE DEIXARAM A PEMANO, PARA PASSAR A PÁSCOA CONOSCO. SIM, PORQUE DA FORMA COM QUE O INDULTO TEM SIDO PRATICADO, ISSO NÃO É DIREITO, É BAGUNÇA. MAS TEMOS DE CONVIVER COM ESSA REALIDADE.
NÃO CAIAM, PORTANTO, EM CONVERSINHA MOLE NO PORTÃO DE CASA.
TENHAM CUIDADO AO SAIR E ENTRAR. SAIAM COM SEUS VEÍCULOS TRANCADOS.
OBSERVEM BEM AS SUAS QUADRAS E ACIONEM O 1-9-0 PARA DENUNCIAR QUALQUER SITUAÇÃO SUSPEITA EM SUA CASA OU NA VIZINHANÇA, SOBRETUDO QUANDO CARROS FICAREM RONDANDO A SUA RESIDÊNCIA.
INFELIZMENTE O LESSA, RESIDENCIAL DE CLASSE MÉDIA QUE NÃO É CERCADO COMO OS CONDOMÍNIOS, ESTÁ SENDO MUITO VISADO PELOS "COELHINHOS DA PEMANO" E OUTROS MAUS VISITANTES DA PÁSCOA.
O LESSA PEDE SOCORRO.
JOSÉ CARLOS CATALDI
PRESIDENTE DA SAL
MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DA CIDADE - EDIÇÃO 28/03/2009
MORADORES ESTÃO ASSUSTADOS COM AUMENTO DE FURTOS E ROUBOS PELO BAIRRO
sexta-feira, 27 de março de 2009
A PALAVRA DO PRESIDENTE - MARCANDO 2.000 VISITAS AO BLOG
INICIAMOS UMA CRUZADA CONTRA O ABANDONO DO BAIRRO. CONSEGUIMOS LIMPEZA PARCIAL DAS RUAS, COM A PASSAGEM MAIS FREQUENTE DO CAMINHÃO VASSOURA E DE TRATORES CORTADORES DE GRAMA NAS VIAS PRINCIPAIS...
FIZEMOS CAMPANHA DE CONVENCIMENTO DO PERIGO DA CIRCULAÇÃO DE ANIMAIS DE GUARDA SEM FOCINHEIRA, E FOMOS ATENDIDOS...
CONSEGUIMOS IDENTIFICAR UM CARROCEIRO PORCALHÃO, QUE ENCHIA DE ENTULHOS OS LOTES ABANDONADOS. ALIÁS, A PREFEITURA ACABA DE RETIRAR TONELADAS DE LIXO DE ALGUNS DESSES LOCAIS, ONDE HAVIA INCLUSIVE FOCOS DE RATOS...
ESTABELECEMOS CONTATO COM AS PRINCIPAIS EMPRESAS QUE ATUAM NA SEGURANÇA DO LESSA. ESTAMOS AGUARDANDO PROJETOS E PROPOSTA DA TIMESEG, DE NOSSO VIZINHO CÁSSIO FARAH...
AGUARDAMOS PARA OS PRÓXIMOS DIAS A DEVOLUÇÃO DE NOSSO LIVRO DE ATAS, COM A HOMOLOGAÇÃO DA NOVA DIRETORIA...
NESTA SEXTA-FEIRA EXPUSEMOS AS NECESSIDADES DO BAIRRO AO DIRETOR DE TRÂNSITO, LUIZ ROSAS. ESTAMOS AGUARDANDO PACIENTES AS PROMETIDAS PROVIDÊNCIAS...
TAMBÉM NESTA SEXTA-FEIRA NOS REUNIMOS COM O DR. VICENTE LAGIOTTO – DELEGADO TITULAR DO 1º DISTRITO POLICIAL, QUE ABRANGE O RESIDENCIAL LESSA, E COM O CAPITÃO FRANCISCO DAS CHAGAS BARBOSA – COMANDANTE DA 2º CIA PM DO 5º BPMI DE PINDAMONHANGABA, PARA SOLICITAR PROVIDÊNCIAS URGENTES NO SENTIDO DE COIBIR OS ROUBOS E FURTOS QUE VEM OCORRENDO NO RESIDENCIAL...
NOSSO PRÓXIMO PASSO É IDENTIFICAR OS DONOS DOS TERRENOS BALDIOS, QUE NOS IMPÕEM INSEGURANÇA, ENQUANTO AGUARDAM A VALORIZAÇÃO DE SEUS LOTES, POR CONTA DAS OBRAS QUE FAZEMOS, INCLUSIVE APROVEITANDO-SE DE NOSSOS MUROS.
PORTANTO, SE VOCÊ FORNECER O ENDEREÇO DESSES TERRENOS PARA A SAL, GARANTIREMOS SEU ANONIMATO, E ESTAREMOS NOTIFICANDO OS ESPECULADORES A CUMPRIREM AS POSTURAS MUNICIPAIS.
PARABÉNS AMIGOS DO LESSA. NO INÍCIO ÉRAMOS APENAS 12. HOJE JÁ SOMOS 170 CADASTRADOS NO BLOG. A LUTA CONTINUA E É DE TODOS NÓS.
JOSÉ CARLOS CATALDI
OCORRÊNCIA REGISTRADA PELA DOBRO & SECURITY
Prezado Senhor(s),
Comunico que durante a ronda as 03h00 constatamos a presença de um veiculo Fiat Uno, cor Branco de Placa EBW 9217 circulando pelo bairro; na Rua Baltazar de Godoy Moreira. Sendo então acionado a Policia Militar atraves do setor de monitoramento da empresa, que compareceu no local e assim tomando a devida providência.
E-mail recebido do vizinho Sergio Garcia
Prezados senhores:
Em princípio os parabenizo pela destemida ação em defesa da cidadania e o sucesso alcançado através dos canais de comunicação que criaram.
Com certeza, se os brasileiros assim agissem, teríamos um País bem diferente deste, combalido, que legaremos às futuras gerações.
Andando pela cidade, como ocorreu ontem à tarde, percebe-se a latente necessidade que muitos cidadãos, inconformados, têm de demonstrar a insatisfação com muitos daqueles que, por dever de ofício, deveriam agir em prol da coletividade, efetivamente.
Fui informado de que dois bairros de Pindamonhangaba, a exemplo da SAL, pretendem implantar sistema análogo e vão procurá-los para orientações. É a Nova SAL, na vanguarda, dando o exemplo.
No ensejo, informo que, também inconformado como o meio ambiente de nossa querida Pindamonhangaba vem sendo agredido, criei um Blog para demonstrar esta prática predatória e os consulto da possibilidade e conveniência, em divulgá-lo no Blog da SAL, cujo link é;
quinta-feira, 26 de março de 2009
MAIS UM VIZINHO VISITADO PELOS AMIGOS DO ALHEIO
DATA DA OCORRÊNCIA: DE 25 PARA 26/03/09
NATUREZA: FURTO
SUGESTÃO DO VIZINHO MAURO
Temos locais críticos de descarte de lixo,
e se tivéssemos caçambas da SAL ? Creio que por solicitação a prefeitura poderia vir retirar quando necessário.
vejo como paliativo mas pode minimizar até que as providencias cabíveis sejam executadas...
idéia de custo neste site.
O RESIDENCIAL DR. LESSA ESTÁ FICANDO DE CARA NOVA!!!
Queremos continuar conscientizando as pessoas para que não joguem entulho e lixo nas ruas e em terrenos baldios. Manter nosso residencial limpo é uma questão de cidadania e de saúde pública.
Pudemos constatar que foram retirados oito caminhões de entulho desses dois terrenos. Muitos ratos estavam escondidos entre o lixo!
Parabéns aos valorosos funcionários da prefeitura que estão limpando e roçando os canteiros e terrenos baldios do Residencial Dr. Lessa.
Carlos A. Durand
Vice-Presidente da SAL
A Vizinha Shirley envia conselhos dirigidos às mulheres, mas válidos aos homens também!
quarta-feira, 25 de março de 2009
É PROIBIDO JOGAR LIXO
Com o objetivo de conscientizar a população de não jogar lixo nos terrenos vazios do Residencial Dr. Lessa, o Secretário de Governo e Integração – Engº Arthur, a pedido da SAL, determinou a instalação de placas nos locais onde os “PORCOLINOS” continuam depositando lixo, com a inscrição: "Proibido jogar lixo".
O problema é que os “PORCOLINOS” acham que “por não ter nenhum aviso”, podem jogar lixo, e acabam lançando todo tipo de resíduo doméstico nos locais.
Espero que esta medida deixe claro, de uma vez por todas, que é proibido jogar lixo em qualquer terreno do Residencial Lessa.
Carlos A. Durand
Vice-Presidente da SAL
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA SAL
Sem eles não teríamos ido a lugar algum.Quero agradecer publicamente o empenho do Ouvidor Geral Paulo Ramos Melo, incansável em encurtar distâncias entre os Amigos do Lessa e a Administração. Foi ele que agendou o encontro que teremos com o diretor do DEPTRAN na sexta-feira, às 8 horas AM.
Gostaria também de pedir o empenho de todos, na tentativa que estamos fazendo, de identificar terrenos, e, se possível, proprietários de lotes vazios no residencial. Se você está perto de algum, nos forneça pelo menos a localização. Garantiremos a preservação de sua identidade.
Precisamos pedir a essas pessoas que ao menos capinem seus espaços, para não servirem de esconderijo para malfeitores.
É em nosso próprio benefício.
Obrigado
José Carlos Cataldi - Presidente da SAL
NOSSO VIZINHO DOMINGOS GERALDI, COMENTA O ROUBO OCORRIDO NO RESIDENCIAL
terça-feira, 24 de março de 2009
A DIRETORIA DA SAL SE REUNIRÁ COM O DEPTRAN DE PINDA
A SOCIEDADE AMIGOS DO LESSA - SAL CONSEGUIU AGENDAR UMA REUNIÃO COM O DIRETOR MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE PINDAMONHANGABA, PARA O PRÓXIMO DIA 27 DE MARÇO, CUJA PAUTA CONSTARÁ DOS SEGUINTES ASSUNTOS:
1 - COLOCAÇÃO DE SINALIZAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO, ADVERTÊNCIA E SINALIZAÇÃO EDUCATIVA NAS VIAS DO RESIDENCIAL;
2 - COLOCAÇÃO DE SINALIZAÇÃO EM FRENTE AO COLEGIO OBJETIVO E REMEFI FELIX ADIB;
3 - COIBIR O TRÂNSITO DE CAMINHÕES PESADOS, ÔNIBUS E VEÍCULOS EM VELOCIDADE INCOMPÁTIVEL COM AS VIAS LOCAIS;
4 - COLOCAÇÃO DE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA NAS INTERSEÇÕES DAS RUAS FONTES JÚNIOR, FRANCISCO LESSA JR. E ANTÔNIO COZZI;
5 - FECHAMENTO DOS ACESSOS DA RUA DR. FRANCISCO LESSA PARA A RUA PROF. MYRIAN R. ALCKMIN;
6 - APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS DETECTADOS EM FUNÇÃO DO TRÂNSITO SER CARREADO PARA A RUA PROF. MYRIAN R. ALCKMIN, COM CONVERSÕES PARA A RUA JOÃO LIVRAMENTO E RUA ANTÔNIO RAMALHO DOS SANTOS. OS CAMINHÕES E ÔNIBUS PARA FUGIREM DAS CONVERSÕES, ESTÃO TRANSITANDO PELA RUA ABDALLA MUASSAB E PARA FUGIREM TAMBÉM DO RADAR DA RUA ANTÔNIO COZZI, ESTÃO TRANSITANDO PELA RUA CAP. ISAIAS HOMEM DE MELLO.
O TRÂNSITO NO RESIDENCIAL SE TRANSFORMOU EM VERDADEIRO INFERNO PARA OS MORADORES, ALÉM DE DESTRUIR A MANTA ASFALTICA, QUE NÃO FOI FEITA PARA VEÍCULOS PESADOS.
7 – CONSTATAÇÃO DE QUE VÁRIOS MOTOCICLISTAS EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE, PARA TAMBÉM ENCURTAREM CAMINHO E FUGIREM DO RADAR, ESTÃO DESOBEDECENDO A SINALIZAÇÃO PARA A CONVERSÃO NA ANTONIO COZZI E SEGUINDO DIRETO PELA MYRIAM ALCKMIN, NO SENTIDO DE TAUBATÉ, ESCAPANDO PELAS AGULHAS PARA A RUA DR. FRANCISCO LESSA, QUE NÃO ESTÃO NO TRAÇADO ORIGINAL DO BAIRRO.
ESPERAMOS QUE ESSA REUNIÃO SEJA PRODUTIVA E APRESENTE RESULTADOS IMEDIATOS. ESTAMOS REIVINDICANDO APENAS O QUE DETERMINA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E RESOLUÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN.
AGUARDEM NOTÍCIAS
DIRETORIA DA SAL
DICAS PARA EVITAR FURTOS AS RESIDÊNCIAS
Para evitar surpresas desagradáveis ao voltar de viagem, como por exemplo, encontrar a casa toda revirada e a falta de vários objetos, é preciso cautela.
Uma prova de que os vizinhos podem ajudar no combate aos furtos e roubos contra as residências pode ser verificado no projeto “Vizinhança em Alerta”, que já funciona na cidade de Rio Claro. A vizinhança troca entre si os números dos telefones residenciais para o caso de qualquer eventualidade. Da mesma forma que os bandidos antes de agir estudam os hábitos de suas vítimas, os vizinhos podem se unir.
A idéia é que cada vizinho cuide da casa do lado, sabendo, por exemplo, quando possível os horários de saída e chegada dessas famílias. Assim o morador do lado pode ficar atento quanto ao horário de saída e chegada dos vizinhos e se notar alguma irregularidade basta chamar a Polícia Militar.
domingo, 22 de março de 2009
DEPOIMENTO DO VIZINHO JOSÉ CARLOS CANINÉO DE FARIA
Urgentes ações se fazem necessárias para inibir as ações dos vários meliantes que estão rondando o residencial. Uma das formas é solicitar junto à prefeitura e os proprietários de lotes abandonados a limpeza dos mesmos que vêm servindo de refúgio para tais elementos fazerem escaramuças na espera de suas vítimas.
Presenciei na semana passada por volta das 21 h enquanto passeava com meu cão, dois elementos em uma motocicleta que pararam na esquina da Rua Papa João Paulo I e faziam comentários sobre residência situada na esquina. Ficaram na esquina observando a residência enquanto tentei localizar o segurança da DOBRO, porém sem sucesso.
Também com a alteração da mão de trânsito e o direcionamento dos veículos que preferem utilizar a Rua Mirian Alckmin para acesso a Taubaté está facilitando a ação dos meliantes que passaram a ter nessa rua, mais uma rota de fuga após suas ações.
sábado, 21 de março de 2009
ASSALTO A MÃO ARMADA NO RESIDENCIAL LESSA
DATA: 20/03/09 ÀS 15:00 horas.
HISTÓRICO:
NOSSO VIZINHO, AO PARAR SEU VEÍCULO PARA ABRIR O PORTÃO DA GARAGEM DE SUA RESIDÊNCIA, FOI RENDIDO POR DOIS INDIVÍDUOS ENCAPUZADOS, PORTANDO ARMAS DE FOGO.
SOB AMEAÇA, FOI OBRIGADO A ABRIR A PORTA DE SUA CASA, ONDE OS BANDIDOS INICIARAM A BUSCA DE UM COFRE.
COMO NÃO ENCONTRARAM NENHUM COFRE, ROUBARAM DIVERSOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS E DINHEIRO QUE ESTAVA NA CARTEIRA DO VIZINHO.
EM SEGUIDA, FUGIRAM LEVANDO OS DOIS VEÍCULOS DE PROPRIEDADE DO VIZINHO.
sexta-feira, 20 de março de 2009
PUBLICAÇÃO DE RÉPLICAS E TRÉPLICAS
SAL BUSCA PARCERIA COM EMPRESAS DE VIGILÂNCIA
É com imensa satisfação e agradecimento que viemos através desta, informar que a nossa empresa está elaborando um projeto de melhorias e ações a serem sugeridas afim de buscarmos juntos a melhoria do nosso trabalho juntos aos moradores do lessa, em especial aos associados da SAL.
Com relação a divulgação no Blog " Amigos do Lessa" estaremos aceitando de imediato esse serviço de comunicação, o qual utilizaremos para apresentar nossa empresa, nossos serviços, e principalmente as ocorrências e atendimentos efetuados dentro do bairro pela nossa equipe.
No mais estamos a disposição e de portas abertas.
att.
Antonio Rogério Antunes.
GRUPO DOBRO & SECURITY
----- Original Message -----
From: Amigos do Lessa
To: Antonio Rogerio Antunes ; DOBRO SECURITY Supervisao
Sent: Thursday, March 19, 2009 9:13 AM
Subject: Parceria com a SAL
Pidamonhangaba, 19 de Março de 2009.
Ilmo Sr.
ANTONIO ROGERIO ANTUNES
GERENCIA DOBRO & SECURITY
A SAL – Sociedade Amigos do Lessa, é uma sociedade formada pelos moradores do Residencial Dr. Lessa, sem fins lucrativos, com a finalidade de unir os moradores para representá-los junto das autoridades constituídas, prestadores de serviços e demais segmentos da sociedade, objetivando sanar problemas comunitários, além de promover a integração entre os moradores.
Atualmente o Residencial Dr. Lessa é atendido por diversas empresas especializadas em segurança, que oferecem diversos sistemas de monitoramento residencial.
A Atual Diretoria da SAL está realizando visitas às empresas que prestam tal serviço, a fim de avaliar a qualidade do mesmo, no que diz respeito à prática de uma vigilância eficiente.
Neste sentido, podemos afirmar que sua empresa oferece aos seus clientes do Residencial Lessa um serviço especializado que compreende o planejamento, a identificação das vulnerabilidades na residência e a indicação de medidas corretivas para redução de riscos.
Partindo dessa premissa, e considerando que a SAL mantém uma parceria com a DOBRO SECURITY há vários anos, com resultados positivos, informamos que a partir de Abril próximo a SAL estará oferecendo as seguintes possibilidades:
1 – Possibilidade de fazer propaganda de sua empresa no Blog “AMIGOS DO LESSA”, cujo acesso está crescendo de maneira vertiginosa;
2 – Manter um canal de Comunicação constante entre sua empresa, clientes, futuros clientes e usuários do Blog;
3 – Realizar depoimentos no Blog, que consiste em uma pessoa testemunhar sobre o produto/serviço de sua empresa. Pode ser um cliente do Residencial ou usuário de outro segmento atendido pela DOBRO & SECURITY;
4 – Autorização para grafar no Boleto bancário encaminhado a seus clientes, “EMPRESA RECOMENDADA PELA SOCIEDADE AMIGOS DO LESSA – SAL".
Além disso, pretendemos promover uma integração entre as empresas idôneas e recomendadas pela SAL, objetivando buscar sempre a excelência na prestação dos serviços e consequentemente erradicar os “picaretas”.
No Aguardo de um pronunciamento de Vossa Senhoria,
Cordialmente
DIRETORIA DA SAL.
quarta-feira, 18 de março de 2009
E. mail recebido do vizinho Eli Matheus Lima
Assunto: Trânsito - Mão de direção
Para: amigosdolessa@yahoo.com.br
Data: Quarta-feira, 18 de Março de 2009, 11:11
À
Diretoria da SAL
Prezados Senhores;
Sou morador do Lessa (R. Prof. Baltazar de Godoy Moreira) e gostaria de registrar a falta de respeito dos motoristas quanto à sinalização existente nos cruzamentos da Baltazar de Godoy e Henrique H. de Mello (que são preferenciais) com a Rua Cap. Izaias Marcondes.
Ninguém respeita (principalmente veículos de grande porte).
Não seria o caso de se tornar a Cap. Izaias preferencial, já que possui maior volume de trânsito e é rota de ônibus circular?
Parabéns pelo Blog.
Sem mais,
Atenciosamente
Eli Matheus Lima
O RESIDENCIAL LESSA RECLAMA AÇÃO EFETIVA DO DEPTRAN
Por falta de sinalização em frente a escola, o Colégio Objetivo adotou uma solução caseira.
Em frente ao REMEFI Felix Adib também inexiste sinalização de advertência.
A Sociedade Amigos do Lessa continua aguardando uma atuação efetiva do DEPTRAN de Pindamonhangaba.
A Sinalização no Residencial Lessa é ineficiente; É visível a precariedade na sinalização regulamentadora e a inexistência de sinalização de advertência e educativa.
Nossas vias públicas necessitam de sinais de trânsito que garantam melhor fluidez e maior segurança dos veículos e pedestres que nelas circulam.
A Lei existe para ser cumprida!
terça-feira, 17 de março de 2009
SABESP RESPONDE À SAL
Debora Reche Luengo de Lima <ouvidoria@sabesp.com.br> escreveu:
De: Debora Reche Luengo de Lima <ouvidoria@sabesp.com.br>
Assunto: Uma Manifestação foi aberta para sua solicitaçãoPara: amigosdolessa@yahoo.com.br
Data: Terça-feira, 17 de Março de 2009, 16:02
Prezado(a) SOCIEDADE AMIGOS DO LESSA,
A sua manifestação foi protocolada sob o número OUV-169639-4TX2 e enviada ao departamento competente para as providências cabíveis.
Em seu próximo contato basta citar apenas os números acima para obter informações sobre o andamento da questão.
Atenciosamente
Ouvidoria SABESP
0800-0550565
Ofício da SAL à SABESP, com cópia para a Prefeitura de Pindamonhangaba, solicitando providências de aperfeiçoamento.
OUVIDORIA
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp
Somos uma Sociedade Amigos de Bairro, sem fins lucrativos, com a finalidade de unir os moradores para representá-los junto das autoridades constituídas, objetivando sanar problemas comunitários, além de promover a integração.
Abaixo encaminhamos um e-mail do "vizinho" Sergio Garcia, indignado com os buracos que empresas contratadas pela SABESP tem aberto nas ruas do bairro.
Essa reivindicação tem a anuência da Diretoria da Sociedade Amigos do Lessa, após constatar que as terceirizadas da SABESP depois de abrirem os buracos no asfalto, simplesmente os abandonam, cobrindo apenas com terra, alegando que a recuperação do asfalto é responsabilidade da Prefeitura.
Ante o exposto, solicitamos de Vossa Senhoria o encaminhamento desse nosso reclamo aos setores competentes, para as providências cabíveis.
Cordialmente,
Carlos Alberto Durand
Vice-Presidente da SAL
Sociedade Amigos do Lessa
Pindamonhangaba/SP
(com cópia ao Secretário de Obras de Pindamonhangaba)
À
Diretoria da SAL
Nesta
Prezados Senhores:
O saudoso Dr. Francisco Lessa Júnior, fundador do Residencial Dr. Lessa, merece homenagem póstuma pela postura de excelente loteador.
Sou um dos primeiros moradores do Bairro, comprei meu terreno ainda na fase de arruamento, sem benfeitorias e sempre o elogiei pela conduta ética e honrada, pois cumpriu na íntegra todas as cláusulas contratuais e exigências legais.
Todos os lotes, SEM EXCEÇÃO, possuem tubulações e ligações de água do lado esquerdo e esgoto, do lado direito, alcançando até a calçada, justamente para se evitar quebrar o asfalto, por sinal de excelente qualidade por ele elaborado, portanto, não consigo entender o porque da SABESP ignorar tal procedimento e determinar a quebra do asfalto desnecessariamente, acarretando prejuízos ao contribuinte para concretizar as ligações de água e esgoto.
Peço a gentileza da Diretoria da SAL notificar a SABESP para que cesse com esta ação prejudicial a todos e também ao Engº José Antenor, da Secretaria de Obras da Prefeitura, pois parece que o mesmo ignora este detalhe quando escreveu à SAL;
"Queremos muito poder ajudá-los em todas as ações mas antes de criticar é muito importante conscientizar os moradores e proprietários de terrenos para que também façam a sua parte, ou seja, roçar, murar e fazer as calçadas dos lotes, pedir a ligação de água e esgoto desses lotes, assim evita que a Sabesp fique abrindo vala e consequentemente aumente os pontos de buraco nas ruas e Prefeitura possa programar as melhorias do pavimento, que evitem de jogar entulhos nesses terrenos ou em cantos de cerca, etc.."
Agradeço pelas providências.
Atenciosamente,
Sérgio Garcia.
E. mail recebido do vereador Abdalla da Câmara Municipal de Pindamonhangaba
Caro amigo Durand, após receber sua sugestão da criação de um Projeto de Lei para inibir as ações desrespeitosas de alguns carroceiros que jogam entulhos e lixos em terrenos baldios, mais precisamente no Residencial Lessa, haja vista que esta prática ocorre em diversos pontos da cidade, a que se colocar também que não são todos que utilizam deste meio de transporte e mantêm o sustento da família, que praticam tais barbaridades.
Na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 16 de Março de 2009, encaminhei uma indicação ao Senhor Prefeito Municipal (creio que possa ter acompanhado on line) logo estará em suas mãos para publicação, para que tome as devidas providências através do setor competente para coibir tais ações.
Ainda na mesma sessão, obtive conhecimento através do colega Vereador Toninho da Farmacia, após comentar os ocorridos na residencial Lessa, da existência de um projeto de sua autoria para regulamentar e inibir tais ações aqui comentadas, desta forma estaremos buscando junto ao Executivo em companhia do Vereador Toninho da Farmácia, que se faça cumprir de forma emergencial, regulamentando tal projeto de lei e colocando-o em prática urgentemente.
Grande abraço a todos.
Abdala SalomãoVereador PSDB
Imagens do Jornal Tribuna do Norte
segunda-feira, 16 de março de 2009
Mensagem do nosso Presidente
Vejam por quê não devemos recorrer aos serviços de pessoas não credenciadas.
Além de sujar os terrenos, no menor esforço de não recolher lixo e detritos aos locais que a prefeitura disponibiliza gratuitamente, há carroceiros que nos ameaçam e se travestem de humildes e respeitáveis trabalhadores, para assaltar em nosso bairro. Uma caçamba de aluguel sai por preço bem mais em conta, se avaliarmos tudo isso.
De Parabéns o morador que corajosamente forneceu as fotos, e que a prudência nos fez preservar o anonimato. Pensou grande. Pensou na nossa coletividade.
José Carlos Cataldi
E.mail recebido do vizinho Luiz Henrique
Realmente causa preocupação casos como esses do carroceiro "Porcolino do Lessa", mas infelizmente nós precisamos e muitas vezes dependemos de prestadores de serviços. Hoje, ainda somos dependentes das faxineiras, jardineiros, limpadores de piscina, pintores, pedreiros, em fim uma enormidade de preciosos colaboradores.
E a eles nós depositamos nossa total confiança, e além de alguns ficarem o dia inteiro, muitas vezes ficam sozinhos.
Por isso seria interessante termos (se possível no blog dos amigos do Lessa) um cadastro desses prestadores de serviço. Se um jardineiro presta serviço em casa a anos e eu tenho confiança nele, por que não recomendar seus serviços a outros moradores. Se eu preciso de um pintor e não conheço nenhum, seria muito bom se tivesse a indicação de alguém, principalmente por indicação de um vizinho.
Bom Durand, era isso que eu tinha para falar, e também dar os parabéns pelas atitudes tomadas pela diretoria da SAL.
Abraços
Luiz Henrique (Licão)
ALERTA URGENTE
A SAL Alerta seus vizinhos que recebeu a seguinte informação da Policia Civil de Pindamonhangaba:
A Policia Cível de Pindamonhangaba está à procura do carroceiro D. S. S., vulgo “PORCOLINO DO LESSA”. Esse indivíduo juntamente com um Primo foram flagrados no domingo (15/03), praticando furto no “Empório Muito Mais”, estabelecimento comercial localizado próximo ao Posto de Gasolina Trevo - bairro do Socorro.
Infelizmente o policial civil que abordou os meliantes, só conseguiu deter o comparsa de D. S. S.
D. S. S. conseguiu se evadir do local, abandonando sua carroça e cavalo que já estão recolhidos no pátio de custódia da Policia. O Delegado responsável pelo 1º Distrito Policial informa que já houve o reconhecimento por parte das vítimas, da efetiva participação de D. S. S. na tentativa de furto. Informa também que existe o registro da participação de D. S. S. em outras ocorrências policiais.
ATENÇÃO: Se você encontrar ou souber do paradeiro do "PORCOLINO", favor acionar a Policia Civil pelos telefones 3642-2288 ou 3642-2299 e falar diretamente com o Dr. Vicente Lagioto – Delegado responsável pelo 1º Distrito Policial.
Antes de contratar qualquer pessoa desconhecida, solicite o numero do RG, e nome da mãe da pessoa. Envie esses dados para amigosdolessa@yahoo.com.br que nós passaremos à Policia Civil para averiguação.
E. mail recebido do vizinho Domingos Vargas
Bom dia Carlos, tudo bem? Tenho uma sugestão, dessa vez, esportiva, para a SAL: é comum no nosso bairro vermos muitas pessoas caminhando ou mesmo correndo. Porque não organizarmos um evento com caminhada e corrida aproveitando o traçado do bairro?
Agradecemos sua sugestão.
Gostaríamos de contar com sua ajuda para cuidar desse futuro evento. Necessitamos de pessoas com idéias e disposição para nos auxiliar na NOVA SAL.
abraço
Durand
E.mail recebido da vizinha Shirley
Com satisfação vi a máquina da Prefeitura varrendo as ruas do nosso bairro. Desde o ano passado venho pedindo, via e.mail, a execução desse serviço. Outros bairros da cidade, tem varredores permanentes e o nosso, só com muita insistência, 1 ou 2 vezes por ano, esse serviço é prestado. Espero que agora, com a força dos "Amigos do Lessa", o serviço seja executado de maneira contínua. Mas, por ironia, a frente da minha casa, não foi varrida. Seria muita pretensão minha pensar em retaliação, pois, realmente, enchi a caixa postal do Departamento de Obras, com cobranças, às vezes até com palavras duras. Mas, creio que seja porque as minhas árvores, estão muito cheias de galhos e folhas, indo quase até ao chão, o que dificulta a passagem até de pessoas, quanto mais de uma máquina daquele porte. Esse é outro serviço também que gostaria que entrasse na pauta de reivindicações: a poda constante e programada das árvores.
Muitas estão colocando em risco a fiação elétrica, principalmente nos dias de fortes chuvas e ventanias. Parabéns, mais uma vez, pelo trabalho que a Diretoria da SAL vem prestando ao bairro. Reivindicar e fazer valer os nossos direitos, é para pessoas corajosas que não tem medo de cara feia. E, certamente as pessoas da SAL- "Amigos do Lessa" estão incluídas nesta categoria.
Muito obrigada,
Abraços,
Shirley.
Sugestão do Vice-Presidente da SAL ao edil Abdalla
Face aos acontecimentos que estão ocorrendo aqui no Residencia Dr. Lessa, aonde os carroceiros estão despejando lixo e entulhos num volume assustador nos terrenos baldios, infringindo descaradamente a Legislação de Meio Ambiente, resolvi elaborar e apresentar a você esse escopo de Lei para regulamentar a atividade de carroceiro em nosso município.
Faço votos que você acolha e de prosseguimento a essa proposta, em caráter emergencial.
Veja em nosso blog o registro do constate absurdo que vem ocorrendo no Residencial Dr. Lessa. Estão querendo transformar nosso bairro em um lixão a céu aberto!!!
abraço
Durand
LEI MUNICIPAL Nº xxx DE 16 DE MARÇO DE 2009.
Institui o registro e licenciamento de veículos de tração animal, inclusive da fiscalização de trânsito correspondente, em cumprimento ao prescrito nos incisos XVII e XVIII do artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503, de 23 de setembro de 1997) e Legislação complementar em vigor.
JOÃO ANTONIO SALGADO RIBEIRO, Prefeito Municipal de Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que a Lei lhe confere, FAZ SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 1° - É instituído o Sistema de Registro de veículos de tração animal e de seus respectivos condutores, em cumprimento ao que prescreve os incisos XVII e XVIII do artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro.
§ 1° - O Departamento Municipal de Trânsito de Pindamonhangaba fará o registro e o licenciamento de todos os veículos de tração animal e de seus respectivos condutores em serviço no município.
§ 2° - Os veículos de tração nesta Lei são apenas os utilizados no transporte de cargas, sendo proibido carroceiros de outros Municípios, recolherem materiais no Município de Pindamonhangaba.
Art. 2° - Após cada cadastramento, o Departamento Municipal de Trânsito:
I – emitirá um Certificado de Registro de Veículo
II – fornecerá uma Placa de Identificação, confeccionada nos moldes da Legislação vigente, e
III – emitirá uma Autorização para Condutor de Veículo, que será de Tração Animal, conforme o caso, para os condutores habilitados na forma desta Lei.
Art. 3° - A Secretaria de Saúde e Assistência Social estabelecerá em 30 (trinta) dias contados da entrada em vigor desta Lei, os procedimentos necessários ao cadastramento de todos os condutores de veículos que são objeto desta Lei.
Art. 4° - Para obtenção do Certificado de Registro de Veículo, o proprietário deverá apresentar os seguintes documentos:
I – Cédula de Identidade emitida por órgão público autorizado, original e fotocópia.
II – Fotografia 3x4 recente.
III – Título Eleitoral.
IV – Comprovante de residência (que pode ser uma conta de energia elétrica ou de água, desde que recente).
V – Documento de propriedade do veículo (nota fiscal, ou recibo de compra, ou declaração de propriedade ou outro documento que efetivamente comprove a propriedade do veículo).
§ Único – O Certificado de Registro de Veículo de que trata esta Lei será revalidado anualmente pelo Departamento Municipal de Trânsito, mediante apresentação dos documentos relacionados neste artigo, e após a aprovação das condições do veículo em vistoria, bem como da quitação de eventuais multas pendentes, ficando a cargo da municipalidade o custeio das despesas com a documentação para regulariza a situação dos carroceiros, devido o problema social que os mesmos se encontram.
Art. 5° - Para obter a Autorização para Condutor de Veículo, o interessado deverá:
I – Ser maior de 18 (dezoito) anos.
II – Passar com aproveitamento por um Curso Básico de Sinalização de Trânsito, a ser ministrado sob responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito.
III – Apresentar os seguintes documentos:
a. Cédula de Identidade emitida por órgão público autorizado, original e fotocópia.
b. Fotografia 3x4 recente.
c. Título Eleitoral.
d. Comprovante de residência (que pode ser uma conta de energia elétrica ou de água, desde que recente).
e. Autorização do proprietário do veículo (caso não seja proprietário), onde o Município fará um modelo de documento para que o proprietário da carroça possa conduzir a mesma.
§ Único – A Autorização para Condutor de Veículo de que trata esta Lei será revalidada anualmente pelo Departamento Municipal de Trânsito, mediante a apresentação dos documentos relacionados neste artigo, e após quitadas eventuais multas pendentes.
Art. 6° - Os veículos de tração animal só serão licenciados, e somente poderão circular pelas vias públicas, se estiverem dotados dos seguintes equipamentos mínimos:
I – Placa de identificação fornecida pelo Departamento Municipal de Trânsito, conforme padronização prescrita pela Legislação Federal.
II – Dispositivos reflexivos de segurança fixados na traseira, em ambas as laterais e na frente (fornecidos pelo Departamento Municipal de Trânsito).
§ 1° - A placas de identificação e os dispositivos reflexivos de segurança deverão permanecer sempre limpos e visíveis, sendo proibido ficarem encobertos por qualquer objeto, ainda que de forma parcial.
Art. 7° - Somente poderão circular veículos de tração animal com um ou dois eixos, sendo que os de eixo único serão tracionados por um animal e os demais por dois animais, com autorização especial para carroças com 2 eixos e aro leve.
§ Único – Só poderão circular na zona urbana veículos de tração animal dotados com pneus, sendo expressamente proibido o uso de rodas com aro de metal.
Art. 8° - O Curso Básico de Sinalização de Trânsito, a ser ministrado sob responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito, constará do seguinte programa básico mínimo:
I – Segurança no Trânsito: 2 horas.
II – Placas de Regulamentação: 2 horas.
III – Placas de Advertência: 1 hora.
IV – Placas de Indicação: 1 hora.
V – Responsabilidade dos Condutores: 2 horas.
§ 1° – O programa básico mínimo referido neste artigo será estabelecido e consolidado pelo Departamento Municipal de Trânsito, e submetido à aprovação do Prefeito Municipal antes de sua efetiva utilização.
§ 2° – Os instrutores serão funcionários da Prefeitura Municipal reconhecidamente qualificados para a atividade.
§ 3° – O Curso de que trata este artigo será ministrado em local e horário designados pelo Departamento Municipal de Trânsito, e publicado pela imprensa com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.
§ 4° – Serão aprovados e considerados aptos a receber a Autorização para Condutor de Veículo de que trata esta Lei, os candidatos que tiverem freqüentado todas as aulas e obtiverem 70% de aproveitamento na prova de conhecimentos.
§ 5° – A prova de conhecimentos de que trata o parágrafo anterior será aplicada ao final do Curso Básico de Sinalização de Trânsito, podendo ser no mesmo dia ou não, e poderá ser aplicada em forma verbal ou escrita, conforme for definido pelo Departamento Municipal de Trânsito.
§ 6° – Os candidatos que não obtiverem 70% de aproveitamento na prova de conhecimentos de que trata este artigo poderão prestar nova prova num prazo não inferior a 7 (sete) dias, e não superior a 14 (quatorze) dias.
Art. 9º - Os condutores de veículos de tração animal deverão manter seus animais saudáveis, limpos e bem tratados, ficando proibidos quaisquer maus-tratos tais como:
I – Fazer com que o animal trabalhe doente, ferido, faminto ou sedento.
II – Submeter o animal à tração de cargas excessivas (superiores a 300 Kgf), ou bater no mesmo com relho, chicote, pedaço de madeira, galho ou qualquer outro objeto capaz de feri-lo.
Art. 10 - Os condutores de veículos de tração animal, deverão obedecer rigorosamente a legislação de trânsito vigente, particularmente a sinalização viária existente nas vias urbanas.
§ 1° – O descumprimento do disposto neste artigo implicará em penalidades a serem aplicadas pelos agentes de trânsito.
§ 2° – As penalidades serão aplicadas de acordo com a gravidade da infração, podendo ser advertência verbal, advertência por escrito, multa pecuniária, suspensão temporária do direito de conduzir veículo, ou apreensão do veículo.
§ 3° – As penalidades descritas no parágrafo anterior poderão ser aplicadas isoladamente ou de forma combinada, após advertência verbal, feita em primeiro lugar antes da aplicação da multa.
Art. 11 - As penalidades a serem aplicadas aos condutores de veículos de tração animal de que trata esta Lei, são as seguintes:
I – Transitar sem placas, ou com a placa encoberta ou ilegível. Penalidade: apreensão do veículo e multa.
II – Transitar sem todos os dispositivos reflexivos de segurança corretamente colocados, ou com sua eficiência prejudicada por sujeira ou encobertos por objetos, ainda que parcialmente. Penalidade: apreensão do veículo e multa.
III – Transitar sem Autorização para Condutor de Veículo. Penalidade: apreensão do veículo.
IV – Transitar na contra-mão. Penalidade: Multa
V – Avançar sinal vermelho: Penalidade: Multa
VI – Parar ou Estacionar em local proibido. Penalidade: Multa
VII – Desobedecer qualquer outro sinal de trânsito. Penalidade: Multa
VIII – Entregar veículo para condução por menor de idade. Penalidade: Apreensão do veículo, suspensão do direito de conduzir pelo prazo de 90 dias e multa.
IX – Transitar na Área Central fora do horário permitido para carga e descarga. Penalidade: Apreensão do veículo e multa.
X – Transitar na zona urbana no horário compreendido entre 21:00h e 06:00h. Penalidade: Suspensão do direito de conduzir pelo prazo de 30 dias, e multa.
XI – Submeter o animal a maus tratos, na forma prevista nesta Lei. Penalidade: Suspensão do direito de conduzir pelo prazo de 30 dias, e multa.
XII – Realizar o despejo de entulhos, detritos ou lixo em locais que não sejam aqueles determinados pela Administração Municipal. Penalidade: apreensão do veículo encaminhamento do animal ao Centro de controle de Zoonoses e multa.
§ 1° – Em caso de reincidência de qualquer das infrações acima relacionadas, dentro do prazo de um ano, as penalidades correspondentes serão aplicadas em dobro.
§ 2° – Em caso de apreensão de veículo, o mesmo será recolhido para local especialmente designado pelo Departamento Municipal de Trânsito e submetido a uma vistoria minuciosa com relação a todos os itens obrigatórios para o licenciamento.
§ 3° – Os veículos apreendidos somente serão liberados após o pagamento de todas as multas eventualmente devidas, e somente após sanadas todas as irregularidades eventualmente encontradas na vistoria do Departamento de Trânsito.
Art. 12 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.