
Método habitualmente utilizado para eliminar resíduos de podas de árvores e roçagem de terrenos vazios, o fogo também é usado para queimar lixo e outros materiais que costumam ser tóxicos aos seres humanos e ao meio ambiente.
As queimadas são ilegais e representam hoje um dos maiores problemas ambientais no Brasil.
A Queima de lixo não é um problema mínimo, basta ver a quantidade de crianças no Pronto Socorro com problemas respiratórios. As pessoas já sabem que queimar é proibido, tanto que a maioria delas ocorrem nos fins de semana ou mesmo durante a noite.

Nas alturas elevadas (17 a 21 Km), o ozônio bloqueia parte da radiação ultravioleta mas, embaixo, é nocivo. Muito dióxido de carbono, também, é liberado pelas queimadas, contribuindo para o efeito-estufa e aquecimento do planeta. Mais de 90% da quantidade de partículas encontradas na fumaça, produzida pela queima de biomassa, consiste de partículas finas, que medem menos de um centésimo de milímetro, sendo invisíveis a olho nu. Atingem os pulmões, durante a inspiração do ar poluído. Essas partículas contém, além de carbono, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, muitos deles dotados de ação carcinogênica (causadoras de câncer), como o benzopireno.
A queima de lixo libera metais pesados (chumbo, níquel, cromo e cádmio) durante a queima de tintas contida em papéis, plásticos, latas e a liberação de compostos de mercúrio, decorrente da queima de lâmpadas fluorescentes.
A Diretoria da SAL apela para a consciência ecológica ambiental dos vizinhos para que evitem a pratica de queimadas urbanas e denunciem aos órgãos competentes eventuais queimadas no nosso Residencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá vizinho; escreva aqui o seu comentário.