PREZADOS VIZINHOS;
OS ANTERIORES ADMINISTRADORES DA ANTIGA SAL - SOCIEDADE AMIGOS DE BAIRRO DR. LESSA, CRIADORES DESTE BLOG, A PARTIR DE HOJE, 12 DE JUNHO DE 2013, RETOMAM ESTE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, COM A FINALIDADE DE INFORMAR, DETALHADAMENTE, FATOS DE INTERESSE DA COLETIVIDADE. SINTAM-SE À VONTADE PARA EXTERNAREM SUAS OPINIÕES, ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS, OS QUAIS AGORA, SÃO TOTALMENTE LIVRES, CLARO, DESDE QUE, RESPEITOSOS, OU SE PREFERIREM, ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL, somosamigosdolessa@yahoo.com.br
Muito obrigado.
ACABOU! PARA SEMPRE! FECHAR O LESSA É INCONSTITUCIONAL. DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014.
DEAR VISITORS OF THE EUROPEAN COMMUNITY, NOT NAVIGATING THIS BLOG , WHICH , PROBABLY , CONTAINING GOOGLE ANALYTICS AND GOOGLE ADSENSE COOCKIES

quarta-feira, 15 de abril de 2009

COMEMORAMOS 3000 VISITAS AO BLOG



"Ao comemorar as 3000 visitas e com apenas 2 meses de existência do blog da SAL, sinto que a maior preocupação dos “Amigos do Lessa” é com a segurança em nosso residencial"

MENSAGEM DO VICE-PRESIDENTE

A Segurança é um sentimento que todos buscamos, sentir-se seguro, protegido, longe de risco e perigos quaisquer que sejam, é uma sensação ótima, todos já experimentamos, porém o normal em nosso dia a dia é a sensação de insegurança, ficamos preocupados quando andamos na rua, quando deixamos nosso carro nas ruas, quando deixamos nossa casa sozinha, quando avistamos alguém em atitude suspeita ou quando as pessoas com quem convivemos demoram um pouco mais para chegar em casa.

A segurança, como bem sabemos, é prestada pelo estado através de seus representantes legais, quais sejam, a Polícia Militar e a Polícia Civil, instituições que trabalham nas vinte e quatro horas do dia no combater do crime, tal prestação de serviço é um direito do cidadão positivado no artigo 144 da Constituição Federal. Sendo a segurança um direito legal previsto na norma, as pessoas que reclamam da falta de segurança têm certa razão, pois sabemos das limitações do estado em relação a recurso material e humano. O que poucos sabem é que a mesma norma que delegou as instituições acima mencionadas o dever de prestar a segurança pública, também elencou em seu preceito legal que a segurança é responsabilidade de todos, e ai está o ponto que muitos desconhecem, o que a norma afirma é que cada cidadão deve contribuir com a sua parcela no combate ao crime, pois trata de uma responsabilidade comum a todos, tanto para aos organismos policiais, quanto para o cidadão comum. Muitos vizinhos podem estar se perguntado, neste momento, mas como eu poderia contribuir. É claro que não podemos exigir que as pessoas saiam pegando em armas e fazendo justiça com as próprias mãos, isso além de ilegal não é o objetivo do preceito normativo. O que se espera são atitudes individuais de cada cidadão, seja nas ruas ou em sua própria casa, acredito que se cada pessoa contribuisse em seu âmbito particular, teríamos uma significativa redução nos índices de registros de fatos delituosos como furtos e roubos, além de outros.


A SEGUIR EXEMPLOS DE ATITUDES INDIVIDUAIS QUE PODEM CONTRIBUIR NO COMBATE AO CRIME:
.
Quando chegar ou sair de casa, ficar atento. Essas são as ocasiões mais propícias para roubos. Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão, se você tem contrato com alguma empresa de vigilância, solicite apôio do rondante e chame a Polícia Militar pelo fone 190.

Não deixe o carro estacionado na rua, principalmente durante a noite. Temos notícia que no sábado, dia ll/04, um veículo foi furtado na Rua Papa João Paulo I, informação essa passada por uma vizinha que presenciou o fato, sendo inclusive ameaçada pelos meliantes. Procuramos mas não localizamos o registro da ocorrência na Polícia Civil. "È imperativo que o cidadão faça o Boletim de Ocorrência. É o primeiro passa para se iniciar uma investigação", afirma o Dr. Vicente Lagioto Júnior - Delegado de Polícia titular do 1º Distrito Policial e também nosso vizinho.

Bolsas devem ser conduzidas na frente do corpo, com as alças firmemente seguradas.

Não transite a pé ou em transporte coletivo portando somas elevadas, jóias ou outros valores.

Se você achar que está sendo seguido, atravesse a rua ou entre em algum estabelecimento. Carregue seu celular da maneira mais discreta possível.

Com relação às crianças oriente-as para andar em grupo no trajeto da escola ou em caminhadas e passeios. Não permita que elas andem sozinhas. Lembre-as para não aceitar presentes ou convites de estranhos.

A política da boa vizinhança sempre funciona, ao viajar ou sair por longo período avise um vizinho e deixe um telefone, é muito comum a ocorrência de furtos a residência em que o vizinho viu toda a movimentação dos delinqüentes, no entanto não ligou para a Polícia Militar, pois achou que fosse o dono da casa se mudando, ou simplesmente não imaginou que fossem ladrões atuando.


Poderíamos dar mais dicas de como cada um pode ajudar no combate ao crime, agora, pense em suas condutas rotineiras e veja no que você pode contribuir, e nunca de esqueça de ligar para o 190 e lembre se você não denunciar um criminoso, amanhã você pode ser a vítima.

Carlos Alberto Durand
Vice-Presidente da SAL

Um comentário:

  1. Advertência:

    Se a Diretoria da SAL julgar este comentário inconveniente, não ficarei aborrecido se o mesmo for deletado.

    À Diretoria da SAL

    1 - Do Blog

    Parabéns pelo registro das 3.000 visitas ao Blog, (a meu ver é o diário oficial da SAL) num espaço de apenas 2 meses. Esta posição não é fácil de ser alcançada, só mesmo com persistência, dedicação, consistência, criatividade, qualidade... A nova configuração adotada na sua elaboração o deixou mais atrativo, comunicativo, as ilustrações são pertinentes, o conteúdo substancial, trabalho de profissional enfim e depois quero que me contem o segredinho para eu incrementar o meu.

    2 - Da segurança

    Quando em 19 de agosto de 2004 fui assaltado a mão armada, dentro da minha casa, indignado, fiz um manifesto e o distribuí no bairro conclamando à união para providências. Um parágrafo do manifesto dizia assim:

    "Agora, sou mais um pagador de impostos, aliás, os mais altos do mundo, a alimentar a indústria da violência. Estou subindo o muro para três metros, acima cacos de vidro, depois cerca elétrica, alarme monitorado, grades e ainda construirei um bunker, imitando os dos terroristas e mafiosos, para me refugiar após o anoitecer..."

    Não obtive repercussão, porisso louvo a iniciativa e a competência de vocês.

    No último comentário que fiz dia 09/04/09, me referi à preocupação com as ações dos nossos dirigentes na defesa daqueles que descumprem com a Lei e leio no site do Globo do Rio, de 13/04/09, que os representantes dos três poderes se reuniram para um "pacto republicano" e transcrevo dois parágrafos da matéria;

    ""...Os outros projetos, principalmente os que abordam temas de Direitos Humanos, já tramitam no Congresso Nacional. Agora cabe acelerar as votações dos textos para cumprir o acordo assinado hoje. Um dos pontos mais polêmicos é o que altera o rito da prisão preventiva e incentiva penas alternativas.

    Se a matéria for aprovada, o acusado só poderá ser preso depois que a ação for julgada por completo na Justiça. Segundo Rogério Favreto, secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, 46% dos presos, hoje, esperam na cadeia o julgamento para ser liberados a cumprir penas alternativas.""

    Notaram? 46% dos presos deverão ser liberados para cumprir penas alternativas.

    Estão lembrados do "Assassinômetro", o reloginho que registra os assassinatos no Brasil a partir de 1980 em tempo real? Está no meu comentário, no dia 10/04/09 às 10,34h registrava o astronômico nº de 1.011.426. Agora, 15/04/09, 9,54h registra 1.012.116, portanto mais 690 assassinatos em apenas 5 dias, estando incluído aí na estatística o PM de Pindamonhangaba Saulo Aprígio de Oliveira, baleado, só porque era PM, em um assalto na vizinha Tremembé, em uma lanchonete no sábado a noite. Interessante que o meu amigo Afonso e eu, neste mesmo dia e horário, também estávamos numa lanchonete em Tremembé (Tico Chope).

    Vamos levar a sério mais esta série de recomendações da diretoria da SAL e não se esqueçam, é fundamental que continuemos "ORANDO".

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá vizinho; escreva aqui o seu comentário.