PREZADOS VIZINHOS;
OS ANTERIORES ADMINISTRADORES DA ANTIGA SAL - SOCIEDADE AMIGOS DE BAIRRO DR. LESSA, CRIADORES DESTE BLOG, A PARTIR DE HOJE, 12 DE JUNHO DE 2013, RETOMAM ESTE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, COM A FINALIDADE DE INFORMAR, DETALHADAMENTE, FATOS DE INTERESSE DA COLETIVIDADE. SINTAM-SE À VONTADE PARA EXTERNAREM SUAS OPINIÕES, ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS, OS QUAIS AGORA, SÃO TOTALMENTE LIVRES, CLARO, DESDE QUE, RESPEITOSOS, OU SE PREFERIREM, ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL, somosamigosdolessa@yahoo.com.br
Muito obrigado.
ACABOU! PARA SEMPRE! FECHAR O LESSA É INCONSTITUCIONAL. DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014.
DEAR VISITORS OF THE EUROPEAN COMMUNITY, NOT NAVIGATING THIS BLOG , WHICH , PROBABLY , CONTAINING GOOGLE ANALYTICS AND GOOGLE ADSENSE COOCKIES

sábado, 8 de maio de 2021

HOMENAGEANDO AS MÃES EM SEU DIA, PUBLICAMOS TEXTO DO MESTRE JOSÉ PAULO FERRARI, ORIGINALMENTE PUBLICADO NO BLOG ECOEANTIGOS, EM 31 DE MAIO DE 2013. NO ENSEJO, RENOVAMOS OS MELHORES AGRADECIMENTOS AO AUTOR POR ESTA PERMISSÃO

 MÊS DE MAIO, MOMENTO SIGNIFICATIVO PARA A MENTE E O CORAÇÃO


O mês de Maio, o quinto em nossa tradição, parece possuir peculiar características pelas suas significativas comemorações e, por essa razão, existem muitos registros e histórias sobre o nome do mês. Mas, tudo indica que sua origem está relacionada ao de Maia, a deusa romana da primavera e do crescimento. Se assim for, não é difícil de compreender, também, o nome Maria e sua derivação.

Chamado, também, do mês das noivas e das mulheres, ele exalta em nossa cultura diversos acontecimentos como, por exemplo, no dia 3, o “Dia Internacional do Sol”, uma reverencia mundial à nossa principal fonte de Vida e Luz, que é, também, uma estrela de quinta grandeza e se constitui o centro do nosso sistema planetário. Embora o Sol, em varias tradições, esteja ligado ao arquétipo do pai, é preciso lembrar que, em verdade, ele é uma estrela, um corpo celestial, que oferece a tudo e a todos, como uma eterna mãe, uma sutil nutrição.

O segundo domingo, deste peculiar mês, é reservado às mães. Só por isso já valeria ser lembrado como especial, uma vez que nossas vidas têm em seus ventres suas origens e nossas sobrevivências com elas particular vinculação.

Nele, também, sempre acontece, segundo a tradição Cristã, o Dia da Ascensão do Senhor e o Corpus Christi, datas de extrema importância para aqueles que buscam a compreensão dos Mistérios Divinos. E, ainda, pelas tradições Judaica e Cristã, quase sempre o Pentecostes, onde – na primeira - estão velados os significados da entrega dos Dez Mandamentos ao Libertador Moisés, no Monte Sinai, e – na segunda – os segredos da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, cinquenta dias após a crucificação.

Já o seu dia 13, também, apresenta momentos especiais, como a aparição de Maria para os pastorinhos em Fátima, no ano de 1917 em Portugal. E, também, o ato da assinatura da Lei Áurea no ano de 1888, pela princesa Isabel que assumiu o trono provisoriamente no lugar do pai e tornou-se a grande libertadora dos escravos no Brasil. Este foi um ato marcante para a humanidade ainda que na esfera de nosso país e - vale lembrar - promovido por uma mulher.

Neste mês, exatamente no dia 15, acontece também outra data internacionalmente conhecida em que se comemora, desde 1994, o “Dia da Família”, em reverência a data em que a ONU celebrou o Ano Internacional da Família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”. Ora, coincidência ou não, referenciar a família no mês das mães parece-nos, no mínimo, possuir uma estreita relação.

Ainda, no dia 25 de maio é comemorado o “Dia da Adoção”, que foi criado em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, quando foi defendida a ideia de que a adoção é uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que “cria entre duas pessoas vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação”. Aqui outra curiosa relação, pois adoção esta vinculado a um sentimento profundo de acolhimento e, sobretudo, de proteção, muito natural ao espírito da maternidade.

Enfim, além de estar estreitamente ligado à Alma da Mulher ou acontecimentos que revelem características de natureza feminina, talvez para finalizá-lo não deve ser sem razão que, em seu último dia, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Visitação, uma antiga tradição que lembra o encontro das duas supremas Almas Femininas que trouxeram ao Mundo a Esperança da Redenção de toda a Humanidade.

Para muitos - sobretudo aqueles que têm os olhos voltados para o Conhecimento Universal e a percepção aberta aos símbolos como instrumentos de profundas revelações - esta comemoração marca um peculiar momento na história dos homens, onde está representado o encontro, o reconhecimento, entre a Antiga e a Nova Tradição.

Assim, de forma simbólica ou não, podemos reverenciar neste acontecimento um profundo significado, onde Isabel - nascida entre os Essênios e ainda que mulher velha e estéril - traz para Mundo a chave que encerrou o movimento da descida da Alma ao Precipício da Evolução. Enquanto que Maria - a virgem da mais sublime história de concepção - vem representar a jovem Sabedoria que se curva diante da sagrada Tradição, para cumprir sua suprema missão. Ou seja, anunciar ao Mundo a possibilidade da Salvação, abrindo assim o primeiro selo da dolorosa Via da Paixão.

Que este peculiar mês, no seu terminar, seja ainda um profundo motivo de nossas reflexões.
Fraternalmente;

José Paulo Ferrari, 31 de maio de 2013!
135881 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá vizinho; escreva aqui o seu comentário.