PREZADOS VIZINHOS;
OS ANTERIORES ADMINISTRADORES DA ANTIGA SAL - SOCIEDADE AMIGOS DE BAIRRO DR. LESSA, CRIADORES DESTE BLOG, A PARTIR DE HOJE, 12 DE JUNHO DE 2013, RETOMAM ESTE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, COM A FINALIDADE DE INFORMAR, DETALHADAMENTE, FATOS DE INTERESSE DA COLETIVIDADE. SINTAM-SE À VONTADE PARA EXTERNAREM SUAS OPINIÕES, ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS, OS QUAIS AGORA, SÃO TOTALMENTE LIVRES, CLARO, DESDE QUE, RESPEITOSOS, OU SE PREFERIREM, ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL, somosamigosdolessa@yahoo.com.br
Muito obrigado.
ACABOU! PARA SEMPRE! FECHAR O LESSA É INCONSTITUCIONAL. DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014.
DEAR VISITORS OF THE EUROPEAN COMMUNITY, NOT NAVIGATING THIS BLOG , WHICH , PROBABLY , CONTAINING GOOGLE ANALYTICS AND GOOGLE ADSENSE COOCKIES

quarta-feira, 12 de junho de 2013

FECHAMENTO DO BAIRRO RESIDENCIAL DR. LESSA

SÉRGIO,
 ACREDITO QUE DEMOCRATICAMENTE O BLOG POSSA SER USADO PARA ESTIMULAR A REFLEXÃO DOS PROPRIETÁRIOS, NÃO APENAS MORADORES DO LESSA, ACERCA DO FECHAMENTO DO BAIRRO. 

 Aos Amigos do Lessa
 No tempo em que a SAL era SOCIEDADE AMIGOS DO LESSA, nunca lhes faltei com a informação completa sobre alternativas a serem tomadas. Por isso, embora não mais presidente do bairro, peço licença para, EM SUA INTIMIDADE, passar dados importantes à sua decisão. Como noticiei em minha coluna no Jornal da Cidade do dia 29 de maio de 2013, “Tem gente passando informações incompletas quanto à tentativa de cercar o “Residencial Lessa”. Por princípio de conversa, a norma deveria surgir através de lei complementar, com aprovação por maioria absoluta na Câmara, após realização de audiências públicas prévias. Em Brasília, a lei que regulamentou muros e guaritas nos condomínios horizontais do Distrito Federal foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios por falta dos requisitos, ainda neste mês. A decisão foi unânime. FALTA DE RESPEITO – Promotores do fechamento não dizem, por exemplo, que a lei inconstitucional aprovada ao apagar das luzes do governo passado em Pinda, transfere para os ‘bairros fechados’ a responsabilidade por todas as despesas de manutenção, asfaltamento, e, inclusive, com pessoal para fechar e abrir cancelos, para qualquer um que queira exercer o “direito de ir-e-vir” nos acessos que não poderão ser suprimidos. Também não informam que já há decisão do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL indicando que só paga quem quer. Já imaginaram o tamanho da inadimplência? DESPESAS – O Certo e democrático quanto ao Residencial Lessa e qualquer outro bairro a ser cercado, é fazer audiência pública com a exposição dos ‘prós e contras’, além da exibição de um projeto claro sobre custos de implantação e manutenção permanente. Ninguém alerta aos moradores que, os PROPRIETÁRIOS que aderirem terão de pagar a conclusão da Praça Dr. Catioca, o corte do mato nas alamedas e terrenos abandonados... Que terão de ratear as cotas dos espaços baldios, e, que não estarão livres do imposto predial, da contribuição condominial e da famigerada “cota extra”... SEGURANÇA – A ideia de que condomínios são mais seguros é enganosa. Sei de vários assaltos no condomínio mais caro e no médio de Pinda, com suspeitas de ações produzidas por frequentadores e ou moradores. Num deles funcionava uma boca de fumo. Hoje a PM faz ação preventiva em alguns desses loteamentos que viraram condomínios na planta. Os muros não deram sossego a eles.”
===> http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1293983-grupo-invade-condominio-de-luxo-e-faz-refens-em-boituva-sp.shtml
 AMIGOS, OUVI DE UM DOS ESTIMULADORES DO CERCAMENTO QUE, UMA VEZ AUTORIZADO O FECHAMENTO DO BAIRRO, O JARDIM ENTRE AS RUAS GERALDO PRATES E JOÃO PAULO PRIMEIRO PODERÁ SER LOTEADO PARA FAZER FACE AO CUSTO DOS MUROS... SÓ FALTA DIZER QUE A EDIFICAÇÃO NOS LOTES SERÁ POR CONTA DO MINHA CASA MINHA VIDA... 
ORA FAÇAM-ME O FAVOR!!! 

 Em anexo, o projeto aprovado na Câmara. Grato pela atenção e agora optem com consciência. 

 José Carlos Cataldi – Rua professora Myriam Alckmin, 902
================
ATUALIZAÇÃO EM 13 JUNHO 2013
Fonte; http://www.pensandovoce.blogspot.com.br/

CERCAMENTO DE BAIRROS NÃO RESOLVE A INSEGURANÇA!


Tribunal de Justiça de Brasília derruba lei que regulamentava muros em loteamentos e  condomínios horizontais do distrito federal.
A lei estabelecia que os loteamentos e parcelamentos fechados poderiam ser delimitados por grades, muros de alvenaria, cercas vivas ou cercas de arame, com altura máxima de três metros acima do nível do terreno...
Tudo é fruto do desespero da insegurança!
A legislação foi considerada inconstitucional, por decisão unânime, diante do entendimento de que alterações no uso do solo só podem ser feitas por meio de leis complementares - que exigem a aprovação por maioria absoluta, além de audiências públicas prévias que não aconteceram.
Além disso, tempos atrás, o Supremo Tribunal Federal, acolhendo o voto do ministro Marco Aurélio Mello já bateu o martelo, indicando que a cobrança da contribuição condominial só pode ser exigida nos condomínios que já nascem condomínios, não em ‘cercamentos’.
O pânico, no entanto, vem levando à ideia enganosa de que o ‘cercamento’ de bairros aumenta a segurança. Mas, em verdade, nada vem impedindo que assaltos aconteçam, produzidos nestes guetos, por próprios moradores, menores drogados, prestadores de serviços ou invasores.
Ontem a Folha de São Paulo publicou o caso de um condomínio de luxo em Boituva, interior paulista, invadido, e saqueado por marginais que fizeram vários moradores reféns. Em Pindamonhangaba são vários os casos, abafados pelos moradores que temem a desvalorização de seus imóveis. Mas a Polícia Militar vem ministrando treinamento em todos eles, não só para prevenção, mas, também, para defesa.
O que garante a segurança é o fim da impunidade, com polícia de qualidade nas ruas.
Falei e disse!

ATUALIZAÇÃO EM 04 DE JULHO DE 2013:
Não identificamos a remetente por não termos sua autorização.

E-mail recebido;

Boa noite!
Meu nome é Xxxxxx, moro em SP e, em breve, me mudarei para Pinda.

Estou olhando imóveis no bairro Lessa e encontrei varias matérias falando sobre assaltos na região, mas a maioria dessa matérias são de anos anteriores.

Vocês podem, por favor, me informar como anda a situação do bairro?
Há segurança privada? Com a construção do novo shopping, vcs acham que haverá mudanças no bairro?
Vi o blog de vcs e achei a iniciativa muito interessante e prestativa para a população.


Desde já agradeço a atenção.

Nossa resposta;


Olá Sra.  Axxxxx;
Com prazer passo-lhe algumas informações das solicitadas, segundo minha ótica e de antemão a felicito pela feliz escolha. Este seu caminho também fiz no ano de 1978, residia na Região Leste da Capital e cai no paraíso que é Pindamonhangaba, notadamente neste Bairro, Jardim Residencial Dr. Lessa, lindo, espaçoso, tranquilo, arejado, livre, próximo do centro da cidade e vizinho do Shopping Pátio Pinda, o qual inaugurará em 15 de novembro próximo, documentação com procedência original idônea ... verdadeira maravilha. Se tiver oportunidade de encontrar o imóvel que atenda suas necessidades, sugiro que não pense duas vezes, por sinal, o da rua profa Myrian Penteado Rodrigues Alckmin, nº 902, está à venda, por R$ 800.000,00, basta falar diretamente com o proprietário.
Quanto à segurança, não tenha dúvida, as precauções recomendadas são  idênticas às de todas as cidades do nosso querido e tão maltratado Brasil.
Atualmente vivemos tempos sem sobressaltos, mormente após a nossa Polícia Militar, com a especializada ROTA, há uns seis meses, ter exercido um excelente trabalho de inteligência e ação preventiva, na  cidade e entorno do Residencial Lessa, devolvendo-nos certa  tranquilidade, quebrada quando a bondade dos nossos legisladores liberam saidinhas de meliantes em datas comemorativas. Aí mesmo, onde a Sra. reside atualmente,  lamentável ocorrência de um destes marginais que gozavam de tal benefício, ceifou a vida do pequeno Bryan. Não ouvi um pio da ministra dos direitos humanos.
Espero ter colaborado para uma decisão com menor probabilidade de equívocos e coloco-me à sua disposição para outros informes e ou ações de que eventualmente venha necessitar.
Atenciosamente,

Sérgio Garcia.
COMENTEM  AQUI

35 comentários:

  1. Muito esclarecedor o blog publicado nesta semana, trazendo decisões superiores da Justiça e informando a todos nós, moradores, sobre os vários aspectos referentes à transformação do nosso bairro em condomínio fechado. Isso nos faz refletir, a todos nós moradores, sobre a questão "condomínio", que é controversa até mesmo para prédios de apartamentos, síndicos, assembleias, rateio entre os moradores, inadimplências, etc.

    ResponderExcluir
  2. Flávio Rivero Rodrigues13 de junho de 2013 às 20:15

    Muito esclarecedor o blog publicado nesta semana, trazendo decisões superiores da Justiça e informando a todos nós, moradores, sobre os vários aspectos referentes à transformação do nosso bairro em condomínio fechado. Isso nos faz refletir, a todos nós moradores, sobre a questão "condomínio", que é controversa até mesmo para prédios de apartamentos, síndicos, assembleias, rateio entre os moradores, inadimplências, etc.

    ResponderExcluir
  3. Nao aceite tudo que lhe for imposto se o seu direito esta sendo violado!

    ResponderExcluir
  4. Creio que o custo de implantação mais o custo da manutenção das áreas verdes, limpeza das ruas, conservação do pavimento asfaltico, que já esta todo esburacado, termino da praça, encargos com funcionários, etc, etc, será altíssimo. Com certeza poucos terão condições de assumir essas despesas pois grande parte dos moradores do Lessa são aposentados do INSS e nao terão condições de arcar com essas despesas. Como já foi dito, condomínio fechado nao e sinônimo de segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é por aí, por isso não darei um cheque em branco a ninguém, não vou assinar não.

      Excluir
  5. Recebido de vizinho por e-mail, porém, pede para não identificar;

    "O condomínio do prédio do meu filho, em SP, está cheio de roubalheiras, síndico desonesto que lançou uma conta de 10 mil para uma pinturinha na garagem que qualquer um, até eu, faria pela metade do preço... administradora incompetente e, pior, um ex-morador, falecido, nunca pagou condomínio, morou de graça e deixou uma dívida de 36 mil que hoje está em 90 mil, no Bradesco. Quem está pagando? Todos os meses o condomínio aumenta de valor... O prédio de minha filha, mais moderno, com churrasqueira, piscina, fitness, etc., tem garagem alugada a terceiros, o que é proibido, além de devedores que nunca pagaram o condomínio mensal. A administradora é ágil, colocou na Justiça e esses caras vão ser despejados, porém a dívida fica para os moradores... condomínio é fria, a menos que todos os moradores sejam honestos e cumpridores de seus deveres e tenha um estatuto bem feito e implacável contra os maus pagadores e aproveitadores."

    ResponderExcluir
  6. É lamentável que este blog seja usado como ferramenta para dissuadir as pessoas a decidirem positivamente sobre o fechamento do bairro, projeto que existe há anos. Agora que estamos próximos de conseguir algumas poucas pessoas tentam de todas as maneiras evitar o fechamento. Mas o que valerá é o voto da maioria, como propõe a lei, de forma democrática. Se a lei foi aprovada no final no final de um mandato, num final de ano, ou seja lá quando foi, não importa. Importa que todos nós trabalhamos fortemente para que ela fosse aprovada, portanto, não vejo nada de errado com ela. Abram os olhos, moradores do Lessa !!! Vamos continuar com nossa união para conseguir nosso maior objetivo, que é o fechamento do bairro. É óbvio que despesas teremos, ninguém nunca disse que não teremos, mas vale a pena sim. Ninguém está seguro 100%, isto é muito claro, mas num condomínio o número de incidentes é muito, muito menor !! Não deixem esses poucos contrários mudar nosso rumo. Proponho reunião dos moradores do bairro para discussão, nada de sessão pública em câmara, é sessão na rua do bairro mesmo, ai todos poderão expor suas opiniões de forma aberta e democrática, não se escondendo no anonimato.

    Caio Coutinho, morador da Rua Henrique Homem de Mello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, lamentável, a meu ver, é deixar de se fazer as coisas às claras, omitindo se informações, procurando-se inclusive esconder a Lei Municipal, a qual transfere aos moradores dos bairros fechados todos os encargos de manutenção de ruas, praças. terrenos, etc.. Esta Lei agora está aqui para conhecimento geral. A questão não é se evitar o fechamento, a questão é de preservação de direitos. Eu, quando escolhi este Bairro para morar, há 34 anos, o fiz por ser um bairro livre, aberto, sem ´porteiras. Quem quiser residir em condomínio, ou bairro fechado, que o faça, democraticamente, temos uns dez no entorno. Estou com 72 anos, sou aposentado, a minha renda decai a cada ano, tenho três terrenos adquiridos nos bons tempos, com essa pretensão vocês, na realidade, estão querendo me expulsar daqui, porque, se tivessem elaborado planilha de custos, concluiriam despesa mínima mensal de manutenção de aproximadamente R$ 300,00 por terreno, multiplicando-se por três, totalizariam R$ 900,00, além das taxas extras para implantação do custoso sistema. Basta a confrontação com os valores do Village, Colonial, Real Ville, etc. e aqui não seria diferente. Outros casos análogos são identificáveis, porém, nem todos estão dispostos à exposição, porém, nos chegam ao conhecimento e não são poucos como provavelmente imagina e como você falou em democracia, o respeito à coisa julgada deve ser considerado e está na barra lateral o prolatado do Ministro da Suprema Corte, em última instância.
      Aproveito o ensejo para solicitar aos leitores que, se souberem, informem os valores das taxas que os moradores dos bairros acima estão pagando atualmente, se tiverem extras, como me parece, no Colonial, também os relatem, objetivando esclarecimento amplo aos proprietários, não moradores, proprietários, do Jardim Residencial Dr. Lessa.
      Obrigado.
      Sérgio Garcia.
      RG 2.872.627-3

      Excluir
    2. Aqui no Village Paineiras estão cobrando rs 490,00 sem taxa extra

      Excluir
    3. No Village do Sol a taxa é de R$ 190,00.

      Excluir
  7. Parece que tem gente querendo morar em condomínio a custa do rateio dos outros. Com tantos condomínios prontos e outros lançados, porque não vão morar lá, deixando sossegados os que escolheram um bairro sem muros para viver???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria o inverso? Gente "em cima do muro" torcendo pelo fechamento mas sem querer comprometer-se a pagar? Amigo, eu pago minhas contas e moro onde quiser, não me venha com essa não!!!

      Excluir
    2. ANONIMO: SOU ANTIGO MORADOR LESSA E GOSTARIA DE OPINAR SOBRE O FECHAMENTO DO NOSSO BAIRRO.
      O QUE PRETENDO COMENTAR SAO AFIRMAÇOES VERDADEIRAS E SERIAS E REPRESENTAM UMA PARTE MUITO PEQUENA DO QUE SE PASSA NO NOSSO BAIRRO. LIGUEM A TELEVISAO E VEJAM A INSEGURANÇA QUE O NOSSO POVO BRASILEIRO PASSA. PINDAMONHANGABA NAO E DIFERENTE!
      ESTAMOS MUITO PERTO DE VARIOS PRESIDIOS E OS INDULTOS QUE SAO DADOS A TORTA E A DIREITA ... AQUI NO LESSA JA TIVEMOS DE TUDO:
      SEQUESTROS, INUMEROS ASSALTOS A MAO ARMADA, INUMEROS ROUBOS A RESIDENCIAS, MORADORES REFENS, MORADORES BALEADOS, AGREDIDOS FISICAMENTE, HUMILHADOS, TRAUMATIZADOS, CRIANÇAS DE 5, 7, 9, 13 ANOS COM REVOLVER NA CABEÇA COMO REFENS, MORADOR COM GATILHO DE ARMA PUCHADO DENTRO DA BOCA, NA CARA, E POR AI VAI ...
      MUITOS MORADORES DAQUI SE MUDARAM PARA CONDOMINIOS FECHADOS. NAO E POR QUE O LESSA E FEIO OU RUIM, AO CONTRARIO, E PELA INSEGURANÇA OU TRAUMA QUE PASSARAM, SENAO NAO MUDARIAM DE SUAS CASAS.
      EU CONHEÇO MUITOS!
      ENQUANTO OS CONDOMINIOS FECHADOS CHEGAM A TER 2 OU 3 ROUBOS POR ANOS, O LESSA TEM 10 VEZES MAIS!
      O NOSSO PRINCIPAL MOTIVO E ESSE, E NAO PREJUDICAR NENHUM DE OUTRO BAIRRO. NOSSO FECHAMENTO, SERA DENTRO DA LEI APROVADA EM DEZEMBRO DE 2012 POR UNANIMIDADE NA CAMARA DOS VEREADORES. ASSIM QUE NENHUM TERRORISMO PSICOLOGICO QUE VENHAM A FAZEM CONTRA O FECHAMENTO NAO TERA VALOR!
      O ONIBUS TERA OUTRO TRAJETO E CONTINUARA SERVINDO AOS MORADORES DO VILA RICA, SEM NENHUM PREJUIZO PARA ELES, AMIGOS NOSSOS!
      ATENÇAO A ESTE DATO: ESIXTEM 2 MORADORES DO BAIRRO, QUE SAO VELHOS CONHECIDOS, NAO AJUDAM EM NADA E SAO CONTRARIOS AO FECHAMENTO, FAZENDO QUALQUER TIPO DE POLITICA E OU CALUNIAS PARA ISSO.
      O PRIMEIRO MORADOR E O SR. SERGIO GARCIA, QUE APESAR DE SER CONTRARIO TEM UMA ATIVIDADE ILEGAL EM SUA CASA, FUNCIONANDO A VARIOS ANOS. E, TEM UM ALAMBIQUE, PRODUZ PINGA E VENDE A QUEM QUIZER COMPRAR. JA FOI DENUNCIADO NA PREFEITURA ...
      SERA QUE ELE NAO QUER QUE O LESSA FECHE PARA NAO PERDER ESSE COMERCIO ILEGAL...
      O SEGUNDO MORADOR DAQUI QUE TAMBEM E CONTRARIO AO FECHAMENTO, E O SR. CATALDI, CONHECIDO ESCRITOR DE JORNAL. FOI PRESIDENTE DA ASSOCIAÇAO AMIGOS DO LESSA, JA SE RETIROU MAS CONTINUA FALANDO BARBARIDADES E OU CALUNIAS PARA AS PESSOAS DESINFORMADAS COMO POR EXEMPLO:
      QUE SE VAI LOTEAR O CANTEIRO CENTRAL ENTRE A RUA GERALDO PRATES DA FONSECA E A RUA PAPA DOM PAULO PARA PAGAR O MUCHO DO FECHAMENTO.
      SOBRE ISSO, O COMENTARIO E TAO ABSURDO, QUE ATE CHEGA SUBESTIMAR A INTELIGENCIAS DE SEUS LEITORES. COMO UMA PESSOA PODE FALAR ASSIM COM TANTA CARA DE PAU E FALTA VERGONHA NA CARA ...
      TEM TAMBEM UMA 3RA PESSOA QUE NEM E MORADOR DO LESSA E SIM DO VILA RICA, O CONHECIDO RONALDO PIPAS. COMENTA-SE QUE ELE ESTA FAZENDO UM ABAIXO ASSINADO COM OS MORADORES DO VILA RICA CONTRA O FECHAMENTO DO LESSA, NAO IRA CONSEGUIR PORQUE NAO TEM BASE LEGAL. A JUSTIÇA NEM VAI DAR BOLA PARA ELE. O SENHOR RONALDO PIPAS, A GENTE ATE ENTENDE AS RAZOES POLITICAS QUE O LEVAM A FAZER ISSO. COMO ELE NAO FOI ELEITO VEREADOR E QUER SE ELEJER NA PROXIMA, PRECISA DE DE LUZES E HOLOFOTES PARA ESTAR NA MIDIA. EU SUGERIA AO SENHOR RONALDO PIPAS QUE PRETENDE SER VEREADOR, PRATIQUE UMA BOA AÇAO: QUE COLOQUE EM CADA PIPA QUE VENDA UM RECADINHO PARA A CRIANÇADA PARA NAO USAR LINHA DE PIPA COM CEROL (QUE E CRIME).
      QUERO AQUI DESTACAR O BRILHANTE TRABALHO DA POLICIA MILITAR, SEMPRE PRESENTE EM NOSSO BAIRRO, NOS AJUDANDO EM TUDO QUE PRECISAMOS PARA A PM NOSSO MUITO OBRIGADO E PARABENS!!! UM ABRAÇO A TODOS E REFLITAM SOBRE ESSES COMENTARIOS QUE SAO MUITO SERIOS E VERDADEIROS. ASS: MORADOR DO LESSA

      Excluir
  8. Tem gente que come miojo e arrota caviar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAL - Somos Amigos do Lessa17 de junho de 2013 às 15:35

      Perdão anônimo, mas estas colocações não contribuem para o debate. Só não a deletamos para evitar conotação de censura. Apreciaríamos que se ativesse ao objeto em pauta, pois o assunto é sério.
      Obrigado.

      Excluir
  9. Bom dia! Pelo que entendi não estão fazendo campanha aqui contra o fechamento, e sim, esclarecimentos aos moradores. Todos são maiores, formadores de opinião e em pleno cerne, portanto, imagino que de difícil manipulação de pensamento a ponto de acharem que será esta pauta “o movimento” (de forma ameaçadora para os que querem fechar) que vai mudar a opinião de muitos moradores ... Trata-se apenas de divulgar maiores informações a respeito de uma mudança que trará benefícios e custos dispendiosos há muitas pessoas.
    Nasci e cresci neste residencial e sempre ouvi dizer que ele foi elaborado para ser de livre acesso a população. Obvio que quando tem indulto fico preocupada, pois nossas casas são as mais próximas do presídio, porém tento zelar ao máximo pela minha segurança tomando cuidado com meus atos não somente neste período, mas tenho incorporado como um hábito esta prática.
    Enfim, fechar ou não fechar o residencial... Questão muito polêmica! Acho que poderíamos nos unir para elaborar outras estratégias de segurança ao invés de ficar despendendo energia em algo pouco provável de se acontecer... e que tem gerado inimizade entre os moradores!

    ResponderExcluir
  10. Ao meu ver não tem ninguém passando informações incompletas,quanto a tentativa de cercar o Residencial.Um grupo de pessoas muito bem informadas esclareceram minhas duvidas.Agora se não existe lei para fechar o residencial,para que tanto alarde!!!!
    Parecem que não tem o que fazer????? Absurdo e perca de tempo foi o que li nesse blog.Me poupem!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Real Ville taxa condominial valor normal 310,00.... até a pouco tempo era apenas 220,00.

    ResponderExcluir
  12. Por favor, me informem. Se houver o fechamento, como fica a situação do Sr. Paulo Skaf? Acredito que tenha mais de 30 lotes. Como dizem que a contribuição deve seguir a media dos outros condomínio - 300 reais; ele pagará pelo espaço que ocupa (9 mil reais) ou vai pagar apenas pela matrícula do imóvel (300,00)? E quando houver cota extra. Estou preocupada com ele? .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Precisam esclarecer. Agora, ainda que sejam $ 9.000,00, para quem é muito rico, não faz nem cosquinhas.

      Excluir
    2. Preocupada dom o Paulo Skaf? Me conta outra vai...

      Excluir
    3. Hahahaha... um homem esclarecido como ele já unificou aquele terreno há muito tempo... preocupe-se com suas contas! hahaha

      Excluir
  13. r$ 450,00 é quanto eu pago de taxa do condominio Colonial Village todo mês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás muito barato pelo que o condomínio oferece. Muitas pessoas que moram lá garantem ser o melhor condomínio fechado da região. Me lembro do terreno sendo vendido lá por 28 mil, no lançamento. Hoje é fácil encontrar terrenos batendo nos 350-400 mil. Agora, se você quiser livrar-se do condomínio podemos acertar uma troca pois moro no Lessa.

      Excluir
  14. Agradeço as pessoas que nos informaram cifras dos três condomínios citados, a saber;

    Village Paineiras CR$ 490,00
    Colonial Village " 450,00
    Real Ville " 310,00
    Total " 1.250,00
    Valor médio " 416,00
    Aí está uma indicação segura de quanto seria o dispêndio mensal em cada lote, caso o Bairro fosse fechado. Acrescente-se taxas extras da implantação do sistema, as quais perdurariam por longo período.
    Informação transparente e incontestável.

    ResponderExcluir
  15. José Carlos Cataldi19 de junho de 2013 às 08:00

    AMIGO SÉRGIO,
    MEU AMIGO MINISTRO EVANDRO LINS E SILVA (FOMOS CONSELHEIROS FEDERAIS DA OAB – ELE PELO PIAUÍ E EU PELO RIO DE JANEIRO) DISSE CERTA VEZ, ENQUANTO REDIGIA O IMPEACHMENT DO COLLOR NA SUA MÁQUINA “REMINGTON QUEIXO DURO”, QUE JAMAIS SE AMBIENTARIA COM COMPUTADORES. EU JÁ CONSIGO ALGUMA COISA. MAS TAL COMO ELE, NÃO SEI COLOCAR MINHA OPINIÃO E ASSINAR MEU NOME NAQUELA CAIXINHA QUE VOCÊ DISPONIBILIZOU. NEM MESMO COMO ANÔNIMO. DAI PORQUE, MAIS UMA VEZ, PEDIR QUE INSIRA MEUS ESCLARECIMENTOS ÀS DIGNAS PESSOAS QUE EXPRESSARAM NA CAIXINHA, LIVREMENTE AS SUAS OPINIÕES. MESMO AS DIVERGENTES DA MINHA. PORQUE DEMOCRACIA É ISSO: DEBATE. DIÁLOGO. RESPEITO E TOLERÂNCIA.
    AOS AMIGOS DO LESSA, PRECISO PRESTAR ALGUNS ESCLARECIMENTOS. PRIMEIRO AO AMIGO NILSON QUE, APESAR DE TER NOS ACOMPANHADO EM ALGUMAS JORNADAS EM PRÓL DA SEGURANÇA, E, DE ENALTECER NOSSA LUTA, ENTENDEU EQUIVOCADAMENTE QUE EU TIVESSE USADO O TERMO SEGURANÇA COMO SINÔNIMO DE MURO. NUNCA FIZ ISSO!
    AO PROCURAR MUDAR DO CONDOMÍNIO COLONIAL SANTANA PARA O LESSA, QUÍS SAIR DE UM CONDOMÍNIO QUE ME SUFOCAVA, IMPLICAVA COM BRINQUEDOS DO MEU FILHO, ESTACIONAVA CARROS DE VISITANTES NA MINHA VAGA, E VINHA COM RATEIOS MENSAIS. VIM PARA O LESSA EM BUSCA DA SONHADA LIBERDADE QUE, AFINAL, MERECI, APÓS 35 ANOS DE TRABALHO DIARIO E ININTERRUPTO E INCORRUPTÍVEL. SEMPRE EM 3 LUGARES, INCLUSIVE A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, EM TEMPOS MAIS HONESTOS.
    MAS SE NÃO FUI CLARO O SUFICIENTE, COMO COMUNICADOR NATO, TENHO OBRIGAÇÃO DE CONTINUAR EXPLICANDO. NEM QUE CHEGUE À EXAUSTAÇÃO. NILSON! SOU A FAVOR DA SEGURANÇA, DEVER DO ESTADO! DEVER DO GERALDO ALCKMIN! MAS SOU CONTRA O MURO... CONTRA O MURO... CONTRA O MURO... CONTRA O MURO...
    ÀS DEMAIS INDAGAÇÕES E PERPLEXIDADES DOS MANIFESTANTES, PREOCUPADOS COM O MURO E O CONDOMÍNIO, INFELIZMENTE NÃO TENHO RESPOSTAS ESCLARECEDORAS. AO ME PROCURAREM PARA ASSINAR O TAL PAPEL, QUE REPELÍ, NINGUÉM ME DISSE NADA SOBRE VALOR DE RATEIO, FRAÇÃO IDEAL, COTAS EXTRAS, DESPESAS COM IMPLANTAÇÃO DE MURALHA, CUSTEIO DE EMPREGADOS, PREVIDÊNCIA, FGTS, INDENIZAÇÕES... DE MODO QUE TAMBÉM NÃO SEI EXPLICAR.
    PENSO QUE ESTEJAM FALTANDO EXPLICAÇÕES, MESMO AOS QUE SÃO TEORICAMENTE FAVORÁVEIS.
    O QUE POSSO RESPONDER É QUE NUNCA FUI CANDIDATO A NADA. PORTANTO NÃO SOU POLÍTICO PROFISSIONAL. MAS, POSSO ACENAR COM O QUE ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL:
    TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    ------------------------------------------------------------------------------------------------
    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;
    AH. IA ESQUECENDO: AMIGO NILSON! SOU A FAVOR DA SEGURANÇA, DEVER DO ESTADO! DEVER DO GERALDO ALCKMIN! MAS, CONTRA O MURO... CONTRA O MURO... CONTRA O MURO... CONTRA O MURO... CONTRA O MURO...
    PENSO QUE SEJA MEU DIREITO! COMO DEVE SER O MURO, PARA QUEM QUISER VOLTAR AOS TEMPOS MEDIEVAIS E VIVER CERCADO ENTRE MURALHAS. DEPOIS VIRÃO O FOSSO E A PONTE ELEVADIÇA ...
    UM ABRAÇO, E, QUE DEUS NOS ABENÇOE A TODOS. PRÓS E CONTRA OS MUROS!

    ResponderExcluir
  16. Recebemos este e-mail e não identificaremos a autora porque não lhe pedimos autorização;

    Boa noite!
    Meu nome é Xxxxxx, moro em SP e, em breve, me mudarei para Pinda.

    Estou olhando imóveis no bairro Lessa e encontrei varias matérias falando sobre assaltos na região, mas a maioria dessa matérias são de anos anteriores.

    Vocês podem, por favor, me informar como anda a situação do bairro?
    Há segurança privada? Com a construção do novo shopping, vcs acham que haverá mudanças no bairro?
    Vi o blog de vcs e achei a iniciativa muito interessante e prestativa para a população.

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra. Axxxxx;

      Com prazer passo-lhe algumas informações das solicitadas, segundo minha ótica e de antemão a felicito pela feliz escolha. Este seu caminho também fiz no ano de 1978, residia na Região Leste da Capital e cai no paraíso que é Pindamonhangaba, notadamente neste Bairro, Jardim Residencial Dr. Lessa, lindo espaçoso, tranquilo, arejado, livre, próximo do centro da cidade e vizinho do Shopping Pátio Pinda, o qual inaugurará em 15 de novembro próximo, documentação com procedência original idônea ... verdadeira maravilha. Se tiver oportunidade de encontrar o imóvel que atenda suas necessidades, sugiro que não pense duas vezes, por sinal, o da rua profa Myrian Penteado Rodrigues Alckmin, nº 902, está à venda, por R$ 800.000,00, basta falar diretamente com o proprietário.
      Quanto à segurança, não tenha dúvida, as precauções recomendadas são idênticas às de todas as cidades do nosso querido e tão maltratado Brasil.
      Atualmente vivemos tempos sem sobressaltos, mormente após a nossa Polícia Militar, com a especializada ROTA, há uns seis meses, ter exercido um excelente trabalho de inteligência e ação preventiva, na cidade e entorno do Residencial Lessa, devolvendo-nos certa tranquilidade, quebrada quando a bondade dos nossos legisladores liberam saidinhas de meliantes em datas comemorativas. Aí mesmo, onde a Sra. reside atualmente, lamentável ocorrência de um destes marginais que gozavam de tal benefício, ceifou a vida do pequeno Bryan. Não ouvi um pio da ministra dos direitos humanos.
      Espero ter colaborado para uma decisão com menor probabilidade de equívocos e coloco-me à sua disposição para outros informes e ou ações de que eventualmente venha necessitar.
      Atenciosamente,
      Sérgio Garcia.

      Excluir
    2. Assino embaixo.

      Excluir
    3. Olá Sra. Xxxxxx.
      Na medida do possível e do razoável tentarei responder aos seus questionamentos, enfatizando sempre que essa é a opinião de um morador e certamente pode ou não refletir a opinião dos demais.
      1) Sobre a segurança não tenho o que reclamar, nunca tive qualquer problema nesse sentido e credito isso ao bom trabalho preventivo da PM. A segurança privada existe e poderia até ser mais efetiva se não encontrássemos entre os moradores aqueles que preferem deixar nas mãos do próximo a responsabilidade que, democraticamente, teria que ser distribuída por todos.
      2) Tenho problemas com viciados em drogas (popularmente chamados de "nóias") que tocam frequentemente minha campainha na vã esperança de conseguir um "troco" para manter seu vício. Como a Sra. deve saber, desta classe de pessoa pode-se esperar praticamente todas as más ações e reações.
      3) Também tenho problemas com o barulho noturno gerado pelo tráfego de veículos na avenida e por "boates" particulares com som altíssimo e de péssima qualidade (tum-tum-tum) que alguns maus vizinhos insistem em manter pela madrugada adentro. É obvio que trata-se de um assunto de polícia mas que, por nossos princípios de boa vizinhança, muitas vezes acabamos por assumir a "insônia involuntária". Tem ainda o "foguetório" desenfreado e incomplacente que fere nossos ouvidos e coloca nossos animais de estimação em pânico. Disso sequer reclamamos publicamente pois trata-se de falta de educação, de berço, de consciência do coletivo. Ademais trata-se de questão complicada para se negociar com pessoas adultas, que provavelmente deixaram de receber na infância os bons princípios de convívio social. Mas a o "foguetório" é frequente no bairro e nas circunvizinhanças.
      4) Finalmente, o loteamento que foi concebido para receber apenas tráfego local, agora está aberto para caminhões, ônibus e outros veículos pesados. A rua onde resido, por exemplo, apresenta o pavimento continuadamente deteriorado, previsto que foi para um tráfego no máximo moderado. Aliás, cara Sra. Xxxxxx, pouca gente sabe que o Lessa não era para ter alguns dos acessos que tem para a av. Dr. Francisco Lessa Jr já que a rua Profa. Myrian P.R.Alckmin seria uma via de contorno interna ao loteamento e não a pista de corrida que é hoje, expondo meus familiares a condições de risco, mesmo com as indefectíveis "tartarugas" instaladas.
      5) Resumindo, pretendo mudar-me para um condomínio fechado onde alguns dos inconvenientes por mim citados simplesmente não existirão ou estarão consideravelmente mitigados. Minha casa estará à venda em algum tempo, não a ofereço assim de forma categórica como o fez o vizinho acima, por acreditar que esse não seja o espaço adequado para tal.
      Atenciosamente,
      Um morador do Lessa

      Excluir
  17. Olá Um morador do Lessa,
    Parabéns, seu texto fluiu suavemente. Sua educação contrasta com a formação herdada por décadas de desmandos à maioria dos nossos compatriotas, contudo, se me permite, apreciaria apresentar a minha visão sobre alguns tópicos, a saber:
    1) Segurança, concordo;
    2) Drogados, realmente alguns "nóias" passam pela minha rua (Papa João Paulo I) entretanto, pouquíssimas vezes tive problemas, Uma delas ocorreu há uns 20 dias quando provável festinha em determinada casa situada na outra quadra reuniu de fronte quase uma dezena da espécie por você descrita, que se estendeu até às duas da manhã. Fui à rua e de longe observei a movimentação. O auto da segurança estava atento, circulou com insistência, porém, com prudência, não interveio. Imagine se o tivesse feito. Seria massacrado pelos alegres fanfarrões, pareciam-me menores, e no dia seguinte, prestaria contas aos defensores dos direitos humanos, mídia, etc. Não telefonei para o 190 porque sei que a Polícia Militar está de mãos atadas quando se trata dos "DI MENÓ";
    3) Barulho; como resido no centro do Bairro, à exceção do relato supra, nunca convivi com esse problema, pois após à zero hora, quase não há circulação de veículos ou pedestres, agora, quanto aos foguetórios, infelizmente, não há local que não seja atingido por essa irracionalidade, inclusive, nos condomínios;
    4) Trafego de caminhões e ônibus pelo Bairro; bem, ônibus urbanos e de transporte de funcionários das indústrias, sempre por aqui passaram e para mim nunca foi incômodo, a não ser quando um atropelou um cachorrinho de rua, o Pingo, o qual socorremos com uma veterinária das imediações, foi assistido e adotado pelo casal benemérito Afonso/Zélia, agora, caminhões pesados, desde que o Sr. Cataldi, quando Presidente da SAL, desenvolveu ações junto da Prefeitura, parece-me, a rota foi modificada. Caminhões normais transitam inclusive pelos condomínios, para a distribuição de bens e serviços. Os residentes próximos às avenidas, inclusive os dos condomínios, com certeza, têm algum incômodo, entretanto, previsível, mais uma dica para que a senhora Xxxxxx acerte na escolha da futura residência;
    5) Mudança para um condomínio; Sábia sua decisão de mudar-se para um condomínio, deixando os problemas próprios de um bairro aberto para quem fez esta opção, o meu caso e foi há 34 anos. Muitos residentes do Lessa assim o procederam. Conheço uma meia dúzia e estão felizes da vida.
    Com satisfação teclei com um gentleman, Um morador do Lessa, o qual convido para um cafezinho, Rua Papa João Paulo I, 871.
    Sérgio Garcia.

    ResponderExcluir
  18. Caro Sérgio.
    Antes de tudo, agradeço pelas elogiosas palavras, embora não me considere ser merecedor de tanto. Mas de qualquer forma, obrigado. Quero adiantar que também admiro sua forma de escrever, sempre pautado que é pelo bom senso e pela razão.
    Mas permita-me uma colocação, acho que quem mora no centro ou nos fundos (sem qualquer conotação pejorativa) do Lessa desconhece os problemas vividos por quem mora na frente. A movimentação aqui, tanto em volume quanto em gênero, é muito diferente daquela que vejo, por exemplo, na rua Papa João Paulo I. A dúvida de que tais problemas seriam resolvidos com o fechamento acendeu mais ainda minha disposição para mudar-me, embora a contragosto pois gosto do bairro, no qual resido a mais de quinze anos. Mas tenho uma consciência democrática muito ativa que me impele a aceitar, muitas vezes com ressalvas e até mesmo a contragosto, o desejo da maioria. Não fosse assim estaria dividindo meu precioso tempo e meu suado dinheiro com algum psicanalista. Sobre o fechamento poderíamos até mesmo parafrasear Hamlet: Fechar ou não fechar, eis a questão. Certamente não sou eu quem vai decidir, nem meu vizinho de muro e muito menos quem não mora aqui. Será sim a maioria, claro que se a lei assim o permitir e se tudo for feito na sua forma. Só acho que a situação atual, face ao desenvolvimento urbano irrefreável da região, irá fatalmente compelir à reclassificação da rua Myrian Alckmin para zona mista. Não quero vaticinar mas acredito ser a av. Francisco Lessa Jr. a av. Itália (Taubaté) de dez anos atrás. Com o fechamento poderíamos, pelo menos, tentar nos livrar dessa perspectiva funesta. Mas, de qualquer forma, isso iria atingir somente os proprietários da frente do bairro, a maioria estaria a salvo.
    Agradeço o convite para o café, não faltará oportunidade.
    Abraço
    Um morador do Lessa
    PS: Desculpe-me por manter o anonimato mas por ora prefiro assim.

    ResponderExcluir
  19. Olá Um Morador do Lessa;
    Obrigado, o convite para o cafezinho está reforçado e permita-me agora apresentar minhas ponderações a outro morador.
    Um grande abraço a você.
    Sérgio Garcia

    ResponderExcluir
  20. Olá Anônimo, faço minhas ponderações;
    Não derrubamos nossas grades, muros individuais, cercas eletrificadas, alarmes, etc., simplesmente porque moramos num país chamado Brasil, um dos mais violentos do mundo, que, por motivos conhecidos, nos brinda com o fato de uma pessoa ser assassinada a cada 9 minutos e 48 segundos, (fonte Folha de S. Paulo) e a qualquer momento poderemos ser incluídos nesta macabra estatística, como um meu cunhado já o foi, em outra cidade e toda a parafernália citada não nos torna imunes, claro, entretanto, é o risco que corremos por morarmos em um bairro, como a exemplo de outros milhões, nasceu aberto, livre, sem barreiras, e que abriga aqueles que assumiram esta opção.
    É óbvio que os moradores do Real Ville jamais aceitariam que seus muros fossem derrubados. Claro que não. Não reside aí a menor dúvida, simplesmente porque os que lá residem exerceram seu livre arbítrio, assim optaram e arcam com os elevados custos, inclusive com supostos abusos, como os registrados em ata da última assembléia, aqui postada, para ilustrar eventuais problemas que poderíamos ter, caso o Lessa viesse a ser fechado.
    Se o Anônimo se dispuser a pesquisar neste Blog, que nasceu a 30 de janeiro de 2009, o qual esteve sob censura por determinado período e que agora voltou a ser transparente, encontrará sim, muitos problemas que nos afligem, inclusive relatos de assaltos e furtos, tudo às claras.
    Quanto à absurda hipótese de loteamento do canteiro central existente entre as ruas Papa João Paulo I e Geraldo Prates da Fonseca, concordo que houve exagero, entretanto, este tema parece-me, foi abordado por pessoa influente, numa das reuniões do seu grupo. Creio que tenha faltado nesse dia. Procure se informar com os líderes do movimento "fechadista".(com licença do célebre ex-ministro Magri)
    Quanto às elucubrações sobre o provável preço da cota condominial, baseando-se no custo de outros bairros fechados, como exemplo o Village Paineiras, cuja taxa faltam apenas míseros dez reaizinhos para se atingir quinhentos reais, CONCORDO plenamente com o missivista com a sugestão de elaboração de planilha científica, que por certo vocês a devem ter feito para se basearem em eventual taxa de R$ 160,00, caso o movimento "fechadista", venha a ser exitoso, pergunto, por que então, vocês não agem com a necessária transparência e divulgam-na, para o conhecimento dos interessados? Por que a escondem tanto? Responda-me mais, caro Anônimo, se o Village Paineiras, que se assemelha ao Residencial Lessa em nº de lotes, constituído há mais de três décadas, já com todo o imobilizado devidamente depreciado, apenas e tão somente para a cobertura dos custos de manutenção necessita de R$ 490,00 mensais, o que o leva a crer que no Residencial Dr. Lessa, com tudo para se implantar, apenas e tão somente R$ 160,00 por contribuinte seriam suficientes, isto aos que se propuserem a pagar espontaneamente, pois como demonstra o julgado em última instância, publicado aqui no frontispício da barra lateral, desobriga os não interessados? Por sinal o caro Anônimo concorda com este direito adquirido de quem não quer ou não pode pagar, não é mesmo?
    Por favor, sua resposta é fundamental para uma decisão consciente e lembre-se, o direito dos que estão optando pelo fechamento do Bairro esbarra no direito dos que não concordam e aqui estão há algumas décadas.
    Louvo a atitude consciente do Anônimo da outra postagem, que a exemplo de muitos outros, decidiu vender sua propriedade no Lessa, que por sinal nunca esteve tão valorizada quanto agora, e migrar para um bairro fechado ou condomínio.
    CQD.
    Abração Anônimo.
    Sérgio Garcia

    ResponderExcluir

Olá vizinho; escreva aqui o seu comentário.