São muitos os golpes que neste exato momento estão em andamento. São crimes categorizados como estelionato ou popularmente batizados de 171 (artigo do Código Penal que trata deste tipo de crime).
S
S
Dia a dia os ladrões estão inventando novos golpes para lesar suas vítimas indefesas. Veja os golpes mais conhecidos no Brasil e aprenda a se defender deles.
S
S
BATIDA NA GARAGEM – Você está dormindo é tarde da noite, o porteiro ou vigia interfona ou telefona informando que um vizinho ou um desconhecido está esperando por você na garagem porque bateu na traseira de seu carro. Ele quer acertar logo os detalhes do conserto e mesmo pagar pelos prejuízos. Ao chegar na garage, você (e outros familiares se o acompanharem) são rendidos e levado de volta a seu apartamento para que a quadrilha roubem tudo que puderem, inclusive fugindo com seu veículo.
S
S
COMO AGIR: Peça para a pessoa que deu a informação espera um pouco pois você estava dormindo e desligue. Ligue imediatamente para a polícia e fale do ocorrido. Peça para que venha investigar pois pode ser uma quadrilha cometendo assaltos em edifícios. Não desça até que a polícia chegue para averiguar os fatos.
S
S
BOA-NOITE, CINDERELA – Este é um golpe muito comum aplicado em mulheres sozinhas e que vão a bares e discotecas em busca de companhia. O malandro seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel. Lá chegando oferece uma bebida com sonífero e quando esta adormece, comete estupro e rouba o que puder, deixando-a abandonada.
S
S
COMO AGIR: Você tem o direito de se divertir e ter companhia, mas não arrisque a sua vida, saindo com homens que não conheça bem. Tenha cautela e precavenha-se dos golpistas. Ande sempre acompanhada de amigos que possam protegê-la, ou no mínimo saber do seu paradeiro em caso de rapto.
S
S
CONSÓRCIO SORTEADO – Em jornais de grande circulação os estelionatários publicam notas de consórcios de automóveis, dvds e outros bens sorteados. Quando o interessado se apresenta, eles pedem documentos pessoais e cobram taxas de administração antecipada, com a promessa de que no dia seguinte você receberá o bem, o que jamais acontecerá.
S
S
COMO AGIR: Não entre nesse tipo de golpe.
S
S
CONTO DA ALIANÇA – Você caminha despreocupado por um rua e encontra uma reluzente aliança de ouro ou anel de brilhante no chão. O golpista se aproxima e diz que achou o outro anel ou aliança do par, e que pode lhe vender por um bom preço. Na verdade ambos anéis são falsos e não passam de bijuterias baratas.
S
S
COMO AGIR: Se achar um anel ou algum bem de valor, guarde-o até que apareça o dono. Se não aparecer é uma questão de consciência. Mas se aparecer alguém com uma estória de ter achado outro par, dê de presente a essa pessoa o anel “valioso” que você achou e diga-lhe para tomar cuidado com a polícia que está na área.
S
S
CONTO DA PECHINCHA – O golpista oferece, na rua, um equipamento eletrônico (vídeo, máquina fotográfica, dvd, etc.) o qual lhe mostra e pede um preço irrisório. Diz que tem outro novo na caixa para lhe vender. Diz que vai buscar logo ali na esquina onde está guardado mas pede uma pequena soma como garantia de que você não vai fugir. Você dá o dinheiro e fica esperando. Depois de muita espera, horas depois, desconfiado você descobre que pagou por uma caixa cheia de tijolos ou um aparelho que só tinha a frente.
S
S
COMO AGIR: Fuja das pechinchas! Fuja do lucro fácil!
S
S
CORRETOR DE IMÓVEIS – As quadrilhas especializadas costumam dar este golpe. Primeiro eles obtêm informações sobre os moradores do prédio ou condomínio onde pretendem roubar. Um dos membros da quadrilha se faz passar por corretor ou locatário e pede a chave de um imóvel anunciado para vender ou alugar. Com a permissão da imobiliária, eles conseguem entrar no prédio com facilidade e estando lá dentro rendem os demais moradores e fogem com o produto do roubo ou furto.
S
S
COMO AGIR: Conscientize ao síndico do seu condomínio ou prédio para estabelecer uma política de segurança correta, não permitindo que ninguém entre no edifício sem deixar uma identificação e ser acompanhado por um funcionário da empresa. Só assim pode-se reduzir as chances de uma ação criminosa por parte de quadrilhas especializadas. Os porteiros também devem ser orientados para não deixar entrar ninguém que não tenha autorização expressa e de acordo com os padrões que lhe forem dados.
S
S
O ENTREGADOR – Este é um golpe antigo mas que todos os dias acontece nas grande cidades. Em geral o golpista veste um uniforme de uma empresa de pizza, restaurante, farmácia, floricultura, correios ou empresa de transporte de valores. Quando apresentam-se ao porteiro de um prédio este deixa o suposto entregador entrar em geral com um pacote grande que obrigará a abertura da porta principal. Rendido, o porteiro ou vigia não terá escolha senão deixar que outros elementos da quadrilha entrem no prédio, assaltem quem estiver chegando ou saindo do edifício, etc.
S
S
COMO AGIR: Todos os porteiros, vigilantes e pessoas encarregadas da vigilância de edifícios e condomínios devem ser treinados para evitar este tipo de golpe. Uma guarita a prova de bala, com uma pequena abertura por onde os entregadores possam passar documentos, recibos de entrega etc, servirá para minimizar os riscos de uma invasão deste tipo. Um local especialmente feito para entregas, que possa ser aberto eletronicamente mas não dê acesso ao interior do edifício, deve ser construído para evitar este tipo de ação criminosa. Em hipótese alguma as entregas devem ser feitas diretamente aos moradores em suas unidades habitacionais. O descuido nesse sentido tem custado a vida de muitas pessoas.
S
S
FALSOS DOMÉSTICOS – Você coloca um anúncio num jornal procurando por uma empregada doméstica, um jardineiro, caseiro ou similares. Aparece um candidato(a) de boa aparência, aparentando ser humilde e simples. Aceita trabalhar em qualquer condição e por um preço menor do que o do mercado. Não tem referências porque acabou de mudar-se para a cidade e está desempregada há muitos meses, ou diz que trará as referências na próxima semana, mas oferece-se para trabalhar mesmo sem receber pagamento, como experiência, apenas para que você veja suas qualidades. Você aceita e descobre no primeiro ou segundo dia ao deixá-la em casa a sós, que foi roubado por uma quadrilha.
S
S
COMO AGIR: Jamais empregue alguém sem referências, muito menos querendo fazer experiência em sua casa. Cuidado com as falsas agências de emprego. Verifique na lista do Procon de sua cidade se não há denúncia contra aquela que você quer contratar para lhe ajudar a conseguir um empregado doméstico.
S
S
FALSO BILHETE PREMIADO – Este é um dos golpes mais antigos e clássicos. O golpista se faz passar por desinformado e se apresenta com ar humilde dizendo que não sabe como fazer para receber aquele prêmio que ganhou, ou alega não ter documento para retirar o valor no banco ou casa lotérica. Pede ajuda e oferece o bilhete por uma ninharia. A pessoa compra e descobre que era um bilhete falso.
S
S
COMO AGIR: Nunca aceite essas facilidades. Elas não existem!
S
S
FALSO MECÂNICO – Em geral o golpista cria um problema no carro da vítima escolhida. seja colocando um saco de estopa no escapamento do veículo, furando um pneu ou arrancando algumas porcas. Um dos marginais se aproxima e alerta sobre o problema. Tanto ele próprio pode se dizer um mecânico como pode aparecer outro elemento com as mãos sujas de graxa e de macacão para dar mais credibilidade. Tanto o golpe pode ser o de simplesmente cobrar um preço exorbitante pelo serviço como pode ser um assalto, apropriando-se de bens ou do veículo.
S
S
COMO AGIR: Telefone para o seu mecânico ou um serviço de guincho que funciona 24 horas e avise sobre o problema. Se notar que os elementos são mesmo suspeitos, tente abrigar-se num posto ou estabelecimento próximo e lá peça ajuda. Aceitar ajuda de estranhos pode ser um risco muito grande.
S
S
FALSO VENDEDOR DE PASSAGENS OU BILHETES – Trajando uniforme de empresas de ônibus, ou de empresas credenciadas, o golpista oferece passagens falsas ou bilhetes com desconto, principalmente em feriados, quando elas se esgotam rapidamente. Em geral esses tipo agem próximo a estações rodoviárias ou ferroviárias, cinemas, circos, estádios e teatros, longe do olhar de policiais. Quando a pessoa tenta usar o bilhete ou passagem, descobre que é falsa.
S
S
COMO AGIR: Não compre bilhetes ou passagens na mão de cambistas ou estranhos. Você pode entrar numa fria. Se em todo caso for absolutamente impossível conseguir diretamente com a empresa que vende, vá com o vendedor até o local da empresa, certificar-se de que o bilhete é verdadeiro.
S
S
GOLPE DO TELEFONE – O golpista telefona para a vítima dizendo ser funcionário do banco. Provavelmente ele já sabe algumas informações sobre o nome, número da agência, conta, data de aniversário, etc. o que facilita o convencimento da autenticidade da ligação. Em seguida o estelionatário pede para que a pessoa digite a senha do cartão magnético para que ele possa revalidar o mesmo ou outro argumento convincente. Ao fazer isso, a vítima não sabe que o bandido está gravando as informações para sacar dinheiro da conta do usuário.
S
S
COMO AGIR: Nenhuma instituição financeira, banco, financeira e similares, telefona para pedir a um cliente para digitar a senha ao telefone. Se isso acontecer, desligue imediatamente. Para certificar-se do golpe, peça o telefone da pessoa que está telefonando, nome e tudo mais para você ligar de volta. O máximo que você ouvirá será o som do telefone desligado. Mas se o bandido foi ousado o suficiente e der um número, passe-o imediatamente para a polícia. Será um estelionatário a menos na cidade.
S
S
GOLPE DA VENDA SÓ A DINHEIRO – Você está procurando um veículo, computador ou outro bem móvel para comprar e vê um anúncio de classificado com uma oferta muito boa. Telefona e a pessoa lhe faz muitas perguntas e exige pagamento só em dinheiro. Quer marcar um local onde mostrará o bem que deseja vender, em geral o local é desconhecido e ermo. Ele pede para levar o dinheiro vivo, pois não trabalha com cheque. Ao chegar ao local, é rendido por uma quadrilha que toma o dinheiro e foge sem deixar rastro.
S
S
COMO AGIR: Não compre bens de estranhos nem vá em locais perigosos e de difícil acesso ou tenham má fama. Se realmente estiver muito interessado em um bem que lhe pareça ser um bom preço, não leve todo o dinheiro pedido mas apenas um pequeno sinal. E esteja sempre acompanhado de outras pessoas de preferência homens que no mínimo intimidem a ação de marginais.
S
S
Finalmente, para não cair nos mais diferentes golpes que estão sendo inventados ou aperfeiçoados por ladrões especializados nestes golpes:
• NÃO SEJA GANANCIOSO
• NÃO QUEIRA GANHAR DINHEIRO FACILMENTE
• NÃO SEJA INGÊNUO
• NÃO CONFIE EM PESSOAS OFERECENDO FACILIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá vizinho; escreva aqui o seu comentário.